2

Sonho de Zárate: conheça contas do América por vaga na Sul-Americana

Atacante argentino revelou desejo de ajudar o Coelho a disputar sua primeira competição internacional

10/09/2021 17:40 / atualizado em 10/09/2021 17:53
compartilhe
Zárate revelou, em entrevista oficial de apresentação, que tem o sonho de levar o América à Copa Sul-Americana
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Zárate revelou, em entrevista oficial de apresentação, que tem o sonho de levar o América à Copa Sul-Americana


Sonho de Zárate: a 20 rodadas do fim de mais uma edição da Série A do Campeonato Brasileiro, o América faz contas contra o rebaixamento e também por uma vaga na Copa Sul-Americana. Neste sentido, diante da pausa do Brasileirão para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, o Superesportes apresenta a matemática que pode garantir a realização do desejo americano: a presença em uma competição internacional.
 
 
 
Transcorridas 18 rodadas da Série A, o América ocupa a 17ª posição, com 18 pontos - sendo o primeiro clube na zona de rebaixamento. Entre os mais próximos do Coelho, estão Juventude (13°, com 23), Santos (14°, com 22), São Paulo (15°, com 22) e Bahia (16°, com 21). 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o América 41,2% tem chances de ser rebaixado à Série B. Grêmio (51,8%), Sport (63,2%) e Chapecoense (98,6%) completam a lista dos mais prováveis à queda. 
 
Ainda segundo a UFMG, o Coelho tem 22,6% de chances de conquistar uma inédita classificação para a Copa Sul-Americana de 2022. Segundo os cálculos da instituição, uma equipe que atingir 50 pontos terá 98,5% de probabilidade de conquistar a vaga.

Neste cenário, o América precisaria somar 32 pontos nos 20 jogos restantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Algo como dez vitórias e dois empates, ou nove vitórias e cinco empates. A campanha teria de ser traduzida num aproveitamento de 53%.
 
 
 

Contas contra o rebaixamento


Há vários anos, especialistas apontam a marca de 45 pontos como o 'número mágico' para escapar do descenso à Série B. Ainda segundo os matemáticos da UFMG, na atual edição do Brasileirão, o clube que atingir esta pontuação terá apenas 1,8% de chances de rebaixamento.

Com este número em mente, o América, que já somou 18 pontos, mira, portanto, outros 27 para garantir a permanência na Série A. Ao trazer a conta para a prática, o Coelho precisaria de algo como nove vitórias nos 20 jogos finais - ou oito vitórias e três empates; sete vitórias e seis empates, por exemplo.

 

Em suma, independentemente da maneira, o time de Vagner Mancini precisa somar 27 dos 60 pontos restantes no Brasileirão - uma campanha com aproveitamento de exatos 45%. Neste momento, com quatro vitórias, seis empates e oito derrotas, o Coelho apresenta rendimento de apenas 33,3%.
 
 
 
Ainda assim, uma boa notícia advém das últimas edições do Campeonato Brasileiro. Em 2020, o Fortaleza escapou do descenso com 41 pontos. Em 2019, o Ceará, com 39. Em 2018, o Vasco, com 43. Em 2017, o Vitória, com os mesmos 43. Neste sentido, mesmo com uma 'nota de corte' mais baixa, é possível que o Coelho fuja da queda.

Palavra do especialista


Gilcione Nonato Costa é um dos responsáveis pelo site de probabilidades no futebol da UFMG. O especialista acredita que, em 2021, a marca dos 43 pontos garantirá a permanência na Série A.

"A pontuação de corte para o rebaixamento deve ser 43 pontos. A partir dessa pontuação, o risco de queda passa a ser pequeno. Ou seja: o América precisa de pelo menos 25 no segundo turno", afirmou.
 

Apresentação de Zárate, novo reforço do América, no Independência

 

Compartilhe