Chape
None

TRAGÉDIA

Após tragédia, Chape busca reestruturação do clube e vice avisa: 'Vamos precisar de todos'

Clube catarinense conta com a ajuda de outros times brasileiros

postado em 30/11/2016 19:05 / atualizado em 30/11/2016 19:34

Rodrigo Fonseca/Superesportes


Rodrigo Fonseca
Enviado especial

Chapecó - O presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, pronunciou-se, nesta quarta-feira, sobre a queda do avião que levava a delegação do clube a Medellín, onde aconteceria a final da Copa Sul-Americana, diante do Atlético Nacional. Para o dirigente, o clube é bem estruturado, mas, agora, precisará da ajuda de todas as equipes brasileiras para a remontagem do elenco.

"Vamos precisar de todos, mas nosso clube está bem estruturado. Perdemos atletas e direção, perdemos as pessoas, mas clube está bem estruturado. Nunca gastamos mais do que recebemos, por isso as pessoas perguntam o que fizemos. Mas não fizemos nada. Somos organizados. Nunca o presidente tomou uma decisão isolada. Todas as segundas nos reunimos para tomar decisões. Claro que perdemos muito com isso e vamos ter de praticamente começar do zero. Mas repito nosso clube está bem estruturado", afirmou Ivan Tozzo em entrevista coletiva em Chapecó.

Vários clubes brasileiros se manifestaram, por nota, que algumas medidas serão tomadas em solidariedade à Chapecoense. Entre elas, destacam-se o empréstimo de jogadores ao time de Santa Catarina e o requerimento à CBF de que a Chape não seja rebaixada no Campeonato Brasileiro pelos próximos três anos.

"Existe, por parte de 10 clubes, a manifestação para que a CBF garanta a manutenção da Chapecoense nos próximos três Campeonatos Brasileiros. Aliado a isso, todos os clubes da Série A e alguns da Série B estão oferecendo jogadores com pagamento de salários para que a Chapecoense remonte seu departamento de futebol", disse Ivan Tozzo, que também comentou os vários pedidos de adesão ao sócio que a Chapecoense vem recebendo. Atualmente, o clube conta com cerca de nove mil sócios ativos.

"Não sabíamos da dimensão da Chapecoense. Em 2005 era para ter fechado, com o clube cheio de dívidas. A gente conseguiu fazer que a Chapecoense chegasse a esse nível. Abrimos um plano de sócio e de ontem para hoje foram 13 mil solicitações de fora do estado, do Brasil inteiro”, completou.

Nova diretoria da Chapecoense

De acordo com o vice-presidente do conselho deliberativo da Chapecoense, Gelson Dalla Costa, na próxima semana o clube começará o processo de reestruturação. Uma nova diretoria já deverá ser formada.

"A partir do começo da próxima semana, vamos estruturar a nova chapa para a diretoria. Depois disso, vamos para a formação do departamento de futebol, da comissão técnica. Dentro do nosso planejamento, a CBF, atendendo uma solicitação dos clubes, homologando a garantia dos próximos três anos na Série A, isso fará parte do nosso planejamento na reconstrução. Isso, talvez, seja a principal solicitação nossa”, disse o dirigente que também afirmou que a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, propôs aumentar a cota de televisão do clube.

“Queremos de forma pública dizer de uma manifestação da própria Globo, a grande patrocinadora do Campeonato Brasileiro, no intuito de nos ajudar, certamente no propósito de um aumento de nosso cota de televisão. Esse seria um segundo item para o planejamento do futuro da Chapecoense", completou.

Tags: futnacional chape chapecoense tragédia