
Assim como nas outras duas rodadas dos playoffs da NBA, a série final também é decidida no formato "melhor de sete". O Houston Rockets, por ter se classificado para os mata-matas como primeiro colocado do Oeste, pode decidir em casa uma eventual sétima partida. O Golden State Warriors foi o segundo na temporada regular. Na Conferência Leste, Boston Celtics e Cleveland Cavaliers se enfrentam por outra vaga na decisão da NBA. Nesse domingo, o Boston venceu o jogo 1 por 108 a 83 e largou na frente.
Houston Rockets

O técnico Mike D’Antoni arma sua equipe para rodar o máximo possível a bola para criar opções de chutes para três pontos, estilo parecido ao proposto pelo Golden State Warriors desde 2014. Os craques Harden e Paul têm companheiros como o bom defensor P.J. Tucker, o exímio chutador Eric Gordon, os sólidos alas Trevor Ariza e Luc Mbah a Moute, e os constantes pivôs Clint Capela e Nenê (este, inclusive, o único brasileiro da fase final da NBA e com importante papel na equipe).
Nos playoffs, James Harden e “CP3” seguiram infernizando os adversários e sendo os pilares do jogo do Rockets. Na fase mata-mata, o Houston passou com autoridade por Minnesota Timberwolves (4 a 1) e Utah Jazz (4 a 1). A franquia do Texas, duas vezes campeã da liga, tenta voltar para uma final de NBA após 22 anos.
Golden State Warriors

O poderio do Warriors propiciou que a franquia, mesmo longe dos melhores dias, terminasse a fase classificatória em segundo do Oeste (58 vitórias e 24 derrotas). O time, que se caracterizou pela rápida troca de passes para o melhor posicionamento no chute de três, vem com o mesmo pensamento buscando a vaga na final e com o “quarteto estelar” mais entrosado.
Nos playoffs, o Golden State passou por San Antonio Spurs (4 a 1) e New Orleans Pelicans (4 a 1), com Kevin Durant, o jogador com maior capacidade de pontuar na liga, chamando a responsabilidade. O “gran finale” foi o retorno do lesionado Stephen Curry, peça fundamental para que a tática dos chutes da linha de três pontos funcione com perfeição. “Chef” Curry retornou na série contra o Pelicans.
Confrontos na temporada regular
Foram três embates na temporada regular entre Rockets e Warriors. O Rockets leva vantagem com dois triunfos (venceu por 122 a 121, fora de casa, e 116 a 108, como mandante), enquanto o Warriors conseguiu bater o time do “Barba” apenas uma vez (124 a 114, como visitante).
Detalhes das finais da Conferência Oeste:
14/05/2018 - 22h (de Brasília) - Houston Rockets x Golden State Warriors - Toyota Center
16/05/2018 - 22h (de Brasília) - Houston Rockets x Golden State Warriors - Toyota Center
20/05/2018 - 21h (de Brasília) - Golden State Warriors x Houston Rockets - Oracle Arena
22/05/2018 - 22h (de Brasília) - Golden State Warriors x Houston Rockets - Oracle Arena
*24/05/2018 - 22h (de Brasília) - Houston Rockets x Golden State Warriors - Toyota Center
*26/05/2018 - 22h (de Brasília) - Golden State Warriors x Houston Rockets - Oracle Arena
*28/05/2018 - 22h (de Brasília) - Houston Rockets x Golden State Warriors - Toyota Center
Todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV e pelo aplicativo NBA League Pass.
*Caso seja necessário