Basquete
None

LIGA SUL-AMERICANA

Raio-X: os adversários do Minas na Liga Sul-Americana de Basquete de 2018

Grupo C tem como sede Cali, na Colômbia, e irá de 16 a 18 de outubro

postado em 15/10/2018 14:33 / atualizado em 19/11/2018 15:12

Divulgação/Liga Profesional de Baloncesto Profesional Colombiano; Divulgação/Quimsa; Divulgação/Bauru
Após nove anos, o basquete do Minas está de volta a uma competição internacional. A equipe estreia na Liga Sul-Americana, segunda competição interclubes mais importante da América do Sul, nesta terça-feira, às 22h45 (de Brasília), contra os donos da casa Fastbrake, em Cali, na Colômbia. A cidade é a sede da chave, que ainda tem o compatriota Bauru e o argentino Quimsa.

Com um jogo por dia, a partir desta terça, os dois melhores colocados do Grupo C avançam para a segunda fase. O melhor terceiro colocado entre as chaves A, C e D também segue no torneio, que tem fim previsto para a segunda semana de dezembro deste ano. Veja, abaixo, um raio-x dos três primeiros adversários do Minas na Liga Sul-Americana 2018.

Fastbrake del Valle

Divulgação/Liga Profesional de Baloncesto Profesional Colombiano
O Fastbrake terá como trunfo o fator casa. O Ginásio Coliseo Evangelista Mora, com capacidade para 3.330 torcedores, não deve ter grandes públicos. Porém, por jogar em seus domínios, a equipe começa com certa vantagem. O time é o atual vice-campeão colombiano.

Nesta temporada, a equipe lidera a Conferência Ocidental do Campeonato Colombiano, com cinco vitórias e uma derrota. O elenco do Fastbrake é variado e tem alguns jogadores que são figuras constantes na seleção da Colômbia.

O ala-armador Alejandro Minota, os alas Stalin Ortiz e Eleuterio Renteria, e o ala-pivô Luis Almanza são os “selecionáveis” colombianos. O armador porto-riquenho Jazreel de Jesus Carmona, o ala norte-americano Kenneth Brown Jr e o pivô venezuelano Miguel Marriaga são outras peças importantes do treinador Abimael Palacios.

Bauru

Divulgação/Bauru
O compatriota Bauru será o segundo adversário do Minas no torneio. O clube tem dois títulos continentais (Liga das Américas em 2015 e Liga Sul-Americana em 2014) e dois nacionais (Campeonato Brasileiro em 2002 e NBB em 2016/2017).

O Bauru terminou o último NBB como quarto colocado. Nesta temporada, o time disputou 22 jogos e venceu 14. A equipe do técnico Demétrius Ferracciú foi semifinalista do Campeonato Paulista deste ano e estreou no NBB 11 com derrota para o Pinheiros nesse sábado, fora de casa.

O ala-armador norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor é o principal nome da equipe para a temporada. Ele se junta a outros atletas experientes, como o armador Fúlvio, de 37 anos, e o ala-pivô Jefferson Willian, de 35. Jogadores como o armador Cauê Verzola, os alas Gustavo Basílio e o argentino Enzo Ruiz e o pivô Lucas Mariano também integram o bom elenco do “Dragão”.

Mesmo com um elenco recheado de boas peças, a equipe terá duas ausências importantes nesta primeira fase: os alas Alex Garcia e Gabriel Jaú, ambos em recuperação de lesão no joelho.

Quimsa*

Divulgação/Quimsa
O Quimsa é uma equipe muito forte na Liga Nacional Argentina. O time tem sede em Santiago del Estero, na Região Central do país. O time nasceu da união de três equipes diferentes que tinham muitos problemas econômicos. Por essa razão, Quimsa é apelidado até hoje como "La Fusión" (“A Fusão”).

Desde sua fundação, em 1989, o clube começou a crescer pouco a pouco. Em 2006, o time conseguiu a ascensão à Liga Nacional. A partir daí, o Quimsa sempre ficou na categoria principal e foi estabelecido como um clube muito forte no LNB. Geralmente, a equipe sempre constrói um elenco competitivo e tem participado de vários torneios desde então, conquistando alguns títulos nos últimos anos, como a Liga Sul-Americana de 2009, a Liga Nacional de 2014/2015 e o Super 8 da Argentina de 2014. O Quimsa tem boas lembranças contra o Minas. No Final Four da Liga Sul-Americana de 2009, os argentinos bateram os mineiros por 88 a 71.

O Quimsa caiu nas quartas de final na última temporada da Liga Nacional e terminou como quinto colocado. Nesta temporada, o time não começou muito bem o Super 20 (torneio oficial realizado na Argentina antes da Liga Nacional). Em sete jogos, a equipe venceu quatro. O objetivo do time é avançar de fase na Liga Sul-Americana. Uma eliminação na primeira fase seria um fracasso para os argentinos.

O time do técnico Silvio Santander tem importantes peças no elenco, alguns de nível de seleção. Delas, destacam-se os armadores Nicolás De Los Santos e Juan Brussino, os alas Federico Aguerre e o norte-americano Courtney Fells, o ala-pivô Leonardo Mainoldi e o pivôs Torin Francis (também natural dos Estados Unidos) e Roberto Acuña. O ala-pivô brasileiro Gabriel Mendes da Silva é outro atleta a ser notado no Quimsa. Aguerre e Acuña, ambos com lesão muscular, são dúvidas para esta primeira fase. Entretanto, eles viajaram com a delegação para Cali.
 
*Com informações do jornalista Guillermo Panero 
Transmissão: Na TV brasileira, os jogos contra Bauru e Quimsa serão exibidos ao vivo, no canal por assinatura SporTV 2

Tags: liga sul-americana colombia argentina cali nbb bauru fastbrake quimsa minas basquete