Basquete
None

NBB

Em busca do mando nas oitavas de final, Minas fecha primeira fase do NBB contra o Brasília

Minas-tenistas recebem o time do Distrito Federal nesta terça-feira, às 20h

postado em 26/03/2019 06:30 / atualizado em 27/03/2019 14:09

<i>(Foto: Orlando Bento/Minas)</i>
Vencer para garantir uma vaga no G-8. É com esse pensamento que o Minas vai para a quadra contra o Brasília nesta terça-feira, às 20h, na Arena JK, em Belo Horizonte, pelo 26º e último jogo da fase classificatória do NBB. Uma vitória simples contra o time do Distrito Federal já coloca os minas-tenistas, no mínimo, em oitavo lugar e com mando de quadra nas oitavas de final.

O Minas é o nono colocado do NBB, com 11 vitórias em 25 compromissos. A equipe tem o mesmo número de derrotas e triunfos que Bauru e Corinthians, sétimo e oitavo respectivamente, mas atualmente está atrás devido aos critérios de desempate (confronto direto e saldo de cestas).

Os quatro primeiros da fase classificatória do NBB se classificam diretamente às quartas de final. Eles aguardam as equipes da quinta à 12ª posição, que se enfrentam em uma série de melhor de três nas oitavas de final.

Os times posicionados do quinto ao oitavo lugar fazem um possível terceiro jogo como mandante, após uma partida em cada domínio. O cruzamento se dá seguindo a tabela: o quinto enfrenta o 12º, o sexto enfrenta o 11º e assim sucessivamente.

Apenas com a vitória diante do Brasília, 11º colocado e que busca a décima vitória para ultrapassar o São José, o Minas já garante, no mínimo, a oitava posição. Isso porque Corinthians e Botafogo, sexto na tabela com 12 vitórias e 13 derrotas, se enfrentam.

O Bauru duelará com o Mogi (quarto) e, caso o Dragão seja batido, a situação dos mineiros pode ainda melhorar (veja todos os cenários possíveis para o Minas ao fim da matéria). Somente uma derrota do Minas deixa a equipe fora do G-8. Todas as 14 equipes fazem as partidas finais na fase classificatória nesta terça-feira, às 20h.

O Minas vem de vitória na competição. No último domingo, a equipe venceu o Basquete Cearense, na Arena JK, por 95 a 85. Já o Brasília vem de derrota para o Flamengo, também no domingo, por 97 a 54, no Rio de Janeiro.

No turno, em 10 de dezembro de 2018, em Brasília, o Minas foi derrotado por 88 a 77 pelos brasilienses. Quarto maior anotador daquele confronto, com 12 pontos, o ala-armador norte-americano Zach Graham será o único desfalque do time nesta terça-feira (a equipe está com salários atrasados, e o atleta se recusa a jogar desde 16 de março deste ano). Já o Minas não contarpa com o ala norte-americano Sam Daniel, que se recupera de uma torção no tornozelo.

Veja os cenários possíveis do Minas ao fim da primeira fase do NBB:

Vitória do Minas:

e derrota de Bauru e Corinthians: Minas em sétimo lugar

e vitória de Corinthians e derrota de Bauru: Minas em oitavo lugar

e vitória de Corinthians e vitória do Bauru: Minas em oitavo lugar

e derrota de Corinthians e vitória de Bauru: Minas em oitavo lugar

Derrota do Minas: permanece em nono lugar

MINAS X BRASÍLIA
 
Minas
 
Gegê, Augusto Cabral, Leandrinho, Dominique Coleman e Wesley; Leozão, Lucas Lima, Jefferson Campos, Sam Daniel, Che Bob e Alexandre Paranhos
 
Técnico: Flávio Espiga
 
Brasília
 
Nezinho, Pedro Mendonça, Rafa Moreira, Windi Graterol e Andrezão; Pedrinho Rava, Ronald, Gui Santos, Marcelão, Daniel e Arthur
 
Técnico: André Germano
 
Motivo: 21ª semana do NBB
 
Local: Arena JK, em Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Data e horário: terça-feira, 26 de março de 2019, às 20h
 
Árbitros: Cristiano Jesus Maranho (Internacional/PR), Davi Geovani Ferrugini de Souza (Internacional/MG) e Luiz Felipe de Oliveira Silva (Nacional/PR)
 
Ingressos nas bilheterias: R$ 10 para os primeiros mil torcedores e R$ 20 após o número ser atingido.

Outros jogos desta terça-feira (todos às 20h):

(7º) Bauru x Mogi (4º)

(1º) Franca x Joinville (14º)

(8º) Corinthians x Botafogo (6º)

(3º) Pinheiros x Vasco (13º)

(2º) Flamengo x Basquete Cearense (12º)

(10º) São José x Paulistano (5º)

Tags: minas basquete nbb