
Considerada uma das aquisições fundamentais da última temporada, Gasol exerceu a opção de renovação do quinto ano de seu contrato, assinado ainda em 2015 quando defendia o Memphis Grizzlies, por 31,5 milhões de dólares (cerca de R$ 121,1 milhões). Dessa forma, o espanhol evitou se tornar um free agent e firmou sua permanência em Toronto.
Trocado em fevereiro para a franquia do Canadá, Marc Gasol terminou a temporada regular, somando a média pelos dois times em que atuou, de 13,6 pontos e 7,9 rebotes, atuando em 79 dos 82 jogos programados no calendário da liga. Já nos playoffs o pivô teve números de 9,4 pontos e 6,4 rebotes por jogo.
Com a renovação de Gasol anunciada oficialmente, os Raptors voltam a medir seus esforços principalmente para firmar a continuidade de Kawhi Leonard. O camisa dois, assim como o pivô, tem uma opção de renovação por mais uma temporada, com a necessidade da decisão ser anunciada até o próximo sábado. A expectativa, no entanto, é de que o MVP das finais teste o mercado de free agency em busca de contrato máximo.