Basquete

BASQUETE

Ex-estrela do basquete, Maya Moore se casa com homem que ajudou a inocentar

Maya Moore revelou nesta quarta-feira, em participação no programa Good Morning América, que se casou com Jonathan Irons

postado em 16/09/2020 15:14 / atualizado em 16/09/2020 16:29

(Foto: Harry How/Getty Images/AFP)
Quatro vezes campeã da WNBA e bicampeã olímpica pelo Estados Unidos, Maya Moore revelou nesta quarta-feira, em participação no programa Good Morning América, que se casou com Jonathan Irons. É o final feliz para uma história emocionante. A jogadora interrompeu a sua carreira para livrá-lo da prisão após uma condenação de 50 anos que se provou injusta.

"Queríamos anunciar que estamos super animados para continuar o trabalho que estamos fazendo juntos, mas como um casal. Nós nos casamos há alguns meses e estamos animados para continuar este novo capítulo da vida juntos", afirmou.

Em 1998, aos 16 anos, Irons foi preso no estado do Missouri sob a acusação de assalto a mão armada, que deixou um ferido. Dois anos depois, Moore, que na ocasião comandava a Win With Justice, uma organização social sem fins lucrativos, conheceu Irons e passou a defender a sua inocência.

Sem sucesso na argumentação de sua defesa, Irons foi condenado a 50 anos de prisão por um júri formado integralmente por pessoas brancas. Esse foi um dos motivos para que Moore acreditasse que o garoto, que se dizia inocente das acusações, tivesse sido vítima de racismo. Várias apelações foram feitas ao longo dos anos, mas todas foram rejeitadas.

Mais de 20 anos se passaram para que Daniel Green, juiz do Missouri, rejeitasse a condenação de Irons, em março deste ano. Ele argumentou que a investigação do incidente foi "muito fraca e circunstancial, na melhor das hipóteses". Irons foi libertado no dia 1.º de julho.

A relação se tornou algo muito maior do que uma amizade. "Nos últimos 13 anos, acabamos desenvolvendo uma amizade e entramos nesta enorme batalha para levá-lo para casa e, com o tempo, ficou bem claro o que o Senhor estava fazendo em nossos corações. E agora estamos aqui, começando um novo capítulo juntos", disse Moore.

Tags: basquete Estados Unidos WNBA Maya Moore Jonathan Irons