
O Flamengo se transformou em uma barreira difícil ou praticamente impossível de ser transposta pelo Minas na temporada 2020/21. O time mineiro perdeu pela quinta vez para o rubro-negro, agora pelo Grupo D da Basketball Champions League Americas. Nesta quinta-feira, o MTC foi batido por 71 a 60, em Córdoba, na Argentina, e terá que torcer pelo próprio rival carioca para avançar à fase final.
O Minas perdeu duas vezes para o Flamengo, no NBB (turno e returno), e mais três pela Champions League. O rubro-negro, que lidera a competição nacional, manteve o aproveitamento de 100% no torneio continental, com cinco triunfos, e já garantiu presença na próxima fase da Champions League como primeiro colocado do Grupo D.
O Minas, com duas vitórias e quatro derrotas, tem aproveitamento de 33,3%. O Instituto Córdoba, anfitrião nesta etapa argentina do torneio, disputado em sistema de 'bolhas' por causa da pandemia de COVID-19, ocupa o terceiro lugar no Grupo D, com um triunfo e três reveses, rendimento de 25%.
O Flamengo encerrará a participação na etapa em Córdoba nesta sexta-feira, diante dos anfitriões, às 19h10 (de Brasília), no Ginásio Angel Sandrin. O Minas precisa de triunfo rubro-negro para avançar à fase final como segundo colocado da chave. Do contrário, a vaga será definida nos critérios de desempate.
O JOGO
A exemplo dos anteriores, o quinto encontro entre Minas e Flamengo foi marcado pelo equilíbrio. Um problema de umidade na quadra retardou em 20min o começo, mas os erros foram o que mais chamou a atenção. Os mineiros chegaram a liderar, mas o rubro-negro, apostando nos arremessos de três pontos, fecharam em vantagem o primeiro quarto: 17 a 15.
O segundo quarto foi o mais desequilibrado. O Flamengo cresceu e dominou as ações, abriu 12 pontos e obrigou o técnico Leo Costa, do Minas, a parar o jogo. Na volta, os mineiros esboçaram reação, mas o rubro-negro foi para o intervalo com 38 a 29 no placar.
Na volta para o segundo tempo, o Minas viveu o melhor momento na partida. Com JP Batista se infiltrando bem, conseguiu reduzir a diferença para cinco pontos, 40 a 35. Depois, com 43 a 41, o Flamengo parou o jogo e até melhorou, mas a parcial terminou com 50 a 47 para os cariocas.
O último quarto, no entanto, foi pior para o Minas. O Flamengo melhorou a marcação e abriu sete pontos, 54 a 47. Os mineiros encostaram, mas o rubro-negro foi eficiente, controlou o adversário e garantiu triunfo por 70 a 61.
O ala Marquinhos, do Flamengo, foi o cestinha com 17 pontos. Ele ainda deu cinco assistências e contribuiu com dois rebotes. Pelo Minas, o melhor foi o pivô JP Batista, que assinalou 13 pontos, apanhou seis rebotes e fez uma assistência. Já o também pivô Ronald conseguiu um duplo-duplo: 10 pontos e 11 rebotes, além de uma assistência.