UAI


Brasil vence Tunísia na estreia do Pré-Olímpico de basquete masculino

Ala-armador brasileiro Vítor Benite, com 15 pontos, foi o cestinha do jogo

29/06/2021 16:26 / atualizado em 29/06/2021 16:54
compartilhe
Yago e Benite se destacaram na vitória brasileira sobre a Tunísia
foto: Divulgação/Fiba

Yago e Benite se destacaram na vitória brasileira sobre a Tunísia

Sem maiores sustos, o Brasil estreou com a "mão direita" no Torneio Pré-Olímpico sediado em Split, na Croácia, que dá uma vaga ao basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na tarde desta terça-feira (29), os brasileiros bateram a Tunísia por 83 a 57.

A equipe brasileira começou bem o jogo, viu a Tunísia crescer ainda no primeiro tempo, mas conseguiu se impor com boa rotação promovida pelo técnico da seleção, o croata Aleksandar Petrovic. O cestinha da partida foi o ala-armador brasileiro Vítor Benite, com 15 pontos em 24 minutos de jogo.

O Brasil volta às quadras já nesta quarta-feira (30), às 15h (de Brasília). O time brasileiro duela com a Croácia, sede deste Pré-Olímpico. Já a Tunísia enfrenta os croatas na quinta-feira (1), quando joga o futuro no torneio classificatório para Tóquio-2021.

A semifinal do Pré-Olímpico de Split acontece no sábado (3), com os dois primeiros colocados dos grupos A e B (de Alemanha, México e Rússia) se enfrentando de forma cruzada. Os vencedores avançam à grande decisão da vaga olímpica e final do torneio, no domingo (4), às 14h30.
 

O jogo


O Brasil sofreu na primeira metade da partida. Depois de um início bom, a Tunísia se soltou com melhor defesa e certeiras cestas de três, com o quarto inicial terminando empatado em 21 a 21.

Yago saiu do banco de reservas para ajudar na vitória do Brasil
foto: Divulgação/Fiba

Yago saiu do banco de reservas para ajudar na vitória do Brasil

No segundo quarto, o técnico Petrovic acionou o banco de reservas. Com importante atuação de suplentes, como o armador Yago Mateus, o ala-pivô Lucas Dias e o pivô Rafael Hettsheimeir, a equipe conseguiu abrir vantagem no marcador de até 13 pontos, mas foi para o intervalo vencendo por 43 a 31.

Depois da vantagem aberta, o Brasil se impôs no jogo e, utilizando 11 atletas na rotação do elenco, chegou a abrir 20 pontos no terceiro quarto, indo ao último período por 64 a 46. Nos dez minutos finais, a Seleção Brasileira ainda abriu 29 pontos e conseguiu fechar a vitória por 83 a 57.

Tunísia 57 x 83 Brasil


Tunísia
Achref Gannouni, Omar Abada, Radhouane Slimane, Mohamed Hadidane e Salah Mejri; Mourad El Mabrouk, Oussama Marnaoui, Ahmed Addami, Joackim Ali Haddad, Mokhtar Ghyaza e Mohamed Ben Taher. Técnico: Dirk Bauermann

Brasil
Marcelinho Huertas, Vítor Benite, Alex Garcia, Bruno Caboclo e Lucas Mariano; Anderson Varejão, Lucas Dias, Yago Mateus, Léo Meindl, Rafa Luz e Rafael Hettsheimeir. Técnico: Aleksandar Petrovic

Destaques do jogo

Tunísia

Salah Mejri: 12 pontos e 7 rebotes

Oussama Marnaoui: 13 pontos, 4 rebotes e 1 assistência

Omar Abada: 10 pontos, 2 rebotes e 4 assistências

Brasil

Vítor Benite: 15 pontos, 4 rebotes e 2 assistências

Anderson Varejão: 9 pontos e 8 rebotes

Yago Mateus: 6 pontos, 3 rebotes e 8 assistências

Motivo: primeiro jogo da fase de grupos do Pré-Olímpico para Tóquio-2021

Local: Spaladium Arena, em Split (Croácia)

Data e horário: terça-feira, 29 de junho de 2021, às 15h (de Brasília)

Arbitragem: Ademir Zurapovic (Bósnia), Jorge Vázquez (Porto Rico) e Michael Weiland (Canadá)

Transmissão: SporTV 2

Compartilhe