2

Basquete: Brasil faz os primeiros jogos em casa sob nova direção

Seleção enfrenta Uruguai e Colômbia no Pedrocão, em Franca, nesta sexta e na segunda-feira

25/02/2022 07:00 / atualizado em 25/02/2022 10:04
compartilhe
Gustavinho foi anunciado como técnico da seleção em setembro e tem duas vitórias com o time nacional
foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Basketball - CBB

Gustavinho foi anunciado como técnico da seleção em setembro e tem duas vitórias com o time nacional

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete vai para os primeiros jogos no Brasil comandada pelo técnico Gustavo De Conti. Nesta sexta-feira, às 19h10, o time duela com o Uruguai no Pedrocão, tradicional ginásio da cidade de Franca, no interior de São Paulo, pela abertura da segunda semana do Grupo B das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. Já na segunda-feira, às 20h, o time brasileiro joga contra a Colômbia, pelo fechamento desta janela, também no interior paulista. A ESPN transmite as duas partidas.

O Brasil lidera o Grupo B, com duas vitórias - ambas sobre o lanterna Chile, na Argentina, em novembro de 2021. A Seleção Uruguaia, treinada pelo argentino Rubén Magnano (que dirigiu o time brasileiro de 2010 a 2016), é a segunda da chave, também com dois triunfos, e a colombiana é a terceira, com dois reveses.

A terceira semana do Grupo B será entre junho e julho deste ano, definindo os classificados para a segunda fase. Os três melhores avançam, enquanto o lanterna deixa o qualificatório.

Na segunda fase, todas as equipes carregam os resultados da primeira e jogam somente contra seleções que ainda não enfrentaram. O Brasil terá três rivais pela frente no futuro Grupo F, que serão definidos entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta.

Os três primeiros após o fim dos duelos e o melhor quarto colocado entre os dois grupos da segunda fase se classificam para a Copa do Mundo de 2023, em Indonésia, Filipinas e Japão. Ao todo, são sete vagas das Américas no segundo maior torneio com chancela da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

Veja os jogadores convocados para a segunda semana das Eliminatórias:


Armadores

Alexey Borges - Minas (substitui o armador Marcelinho Huertas - Tenerife Canarias-ESP -, dispensado por conta de uma gripe)
Yago Mateus - Flamengo
Elinho Corazza - São Paulo (substitui o pivô Cristiano Felício - Ratiopharm Ulm-ALE -, com lesão no tornozelo)

Ala-armadores

Georginho de Paula - Franca
Gui Deodato - Minas

Alas

Leo Meindl - Fuenlabrada-ESP
Vitor Benite - San Pablo Burgos-ESP

Ala-pivôs

Rafael Mineiro - Flamengo
Lucas Dias - Franca
Bruno Caboclo - São Paulo
Gabriel Jaú - Bauru (substitui o ala-pivô Timothy Soares - Ironi Ness-ISR -, cortado por COVID-19)

Pivôs

Rafael Hettsheimeir - Bauru
Lucas Mariano - Franca
Augusto Lima - Murcia-ESP

Compartilhe