2

Champions League: Minas duela com o Flamengo em jogo único das quartas

Equipes duelam às 20h30 na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, sede dos mata-matas do principal torneio interclubes da América Latina

06/04/2022 07:32 / atualizado em 06/04/2022 10:53
compartilhe
Minas e Flamengo se enfrentaram três vezes na temporada, com duas vitórias mineiras e uma carioca
foto: Orlando Bento/Minas

Minas e Flamengo se enfrentaram três vezes na temporada, com duas vitórias mineiras e uma carioca

Começam nesta quarta-feira os mata-matas da Champions League Américas, o principal campeonato interclubes da América Latina. O Minas é um dos times envolvidos e enfrenta, às 20h30, em jogo único das quartas de final, o Flamengo, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, ginásio onde o Fla manda grande parte dos jogos e que foi escolhido pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) como sede da fase decisiva, que vai até sábado.

O Flamengo, atual campeão da Champions League, avançou para as quartas após passar em primeiro do Grupo D, com cinco vitórias e uma derrota. Já o Minas foi o segundo do Grupo C, com três triunfos em seis partidas.

A equipe flamenguista, vice-líder da fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB) com 24 vitórias em 29 partidas, chega para o jogo desta quarta-feira após bater o São Paulo por 88 a 78 no último sábado, no Tijuca Tênis Clube, no Rio, pelo torneio nacional. Esta foi a segunda vitória seguida do Fla na temporada.

O Minas, terceiro colocado do NBB com 24 triunfos em 30 partidas, foi derrotado pelo mesmo São Paulo na última vez que esteve em quadra. Em casa, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, os minas-tenistas foram batidos pelo Tricolor paulista por 82 a 61, na quinta-feira passada, também pelo Novo Basquete Brasil.

Os minas-tenistas, que buscam recuperação na temporada, podem não contar com o ala-pivô Felipe Queirós. Ele é desfalque desde o jogo contra o São Paulo por conta de uma torção no tornozelo esquerdo.

A partida diante do Fla também é sinal da definição do futuro do ala estadunidense Darington Hobson - ele foi anunciado como reforço em 26 de janeiro, atuou em dois jogos pelo NBB e, desde 5 de março, está afastado para recondicionamento físico. O jogador não foi inscrito na fase final da Champions e deve deixar o clube. Por outro lado, o Flamengo não deve ter desfalques para duela com o Minas.

O embate entre Minas e Flamengo não será novidade nesta temporada. Os times já se enfrentaram três vezes: em 20 de novembro de 2021, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Flamengo dominou o Minas e venceu por 99 a 63, pelo NBB.

Já em 18 de janeiro de 2022, também com mando rubro-negro, mas pela semifinal da Copa Super 8, os minas-tenistas saíram com o triunfo por 71 a 63 e, posteriormente, conquistaram o título da Super 8 sobre o São Paulo. Em 20 de fevereiro, novamente pelo NBB, mas agora na Arena, em BH, o Minas venceu o Fla por 88 a 79.

A Champions

Biguá-URU x Boca Juniors-ARG, Cangrejeros-PRI x Quimsa-ARG, e São Paulo x Real Estelí-NIC (duelo que define rival de Flamengo ou Minas na semifinal) são os outros duelos das quartas de final. A fase eliminatória, decidida toda em jogos únicos, segue na quinta-feira, com as semifinais, e no sábado, com a grande final.

O vencedor da Champions League tem direito de disputar a Copa Intercontinental da FIBA, espécie de Mundial de Clubes atual e que tem como último campeão o Flamengo, em fevereiro deste ano. Ela conta também com os vencedores de Basketball Africa League (BAL), principal torneio do continente africano, Champions League Europa, campeonato de terceiro nível do "velho continente", e NBA G League, a liga de desenvolvimento da NBA.

Flamengo x Minas


Flamengo
Yago Mateus, Luke Martínez, Rafa Mineiro, Olivinha e Vítor Faverani; Franco Balbi, Matheus Leoni, Dar Tucker, Brandon Robinson, Túlio da Silva, Rafael Rachel e JP Batista. Técnico: Gustavo De Conti

Minas
Alexey Borges, Shaquille Johnson Sr., Gui Deodato, Renan Lenz e Tavario Miller; Facundo Corvalán, João Prado, Gui Santos, Tiago Dias, Maique e Augusto Alcassa. Técnico: Leo Costa. Desfalque: Felipe Queirós (lesão no tornozelo esquerdo)

Motivo: jogo único das quartas de final da Champions League Americas

Local: Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ)

Data e horário: quarta-feira, 5 de abril de 2022, às 20h30 (de Brasília)
 
Arbitragem: Juan Fernández (Argentina), Freile Anaya (Panamá) e Danilo Molina (Argentina)

Transmissão: ESPN 3

Outros jogos da Champions nesta quarta-feira


12h30 - Cangrejeros-PRI x Quimsa-ARG

15h - São Paulo x Real Estelí-NIC

17h30 - Biguá-URU x Boca Juniors-ARG

Compartilhe