2

Minas vence o Flamengo no Rio e avança à semifinal da Champions League

Partida foi marcada pelo equilíbrio, mas o Minas conseguiu bater o Flamengo após final eletrizante

06/04/2022 23:00 / atualizado em 07/04/2022 00:04
compartilhe
Ala-armador Gui Santos, do Minas, marcou 17 pontos na vitória sobre o Flamengo
foto: FIBA

Ala-armador Gui Santos, do Minas, marcou 17 pontos na vitória sobre o Flamengo

Em jogo equilibrado e com fim eletrizante na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, o Minas venceu o Flamengo por 85 a 83 na noite desta quarta-feira, em partida única das quartas de final da Champions League Américas. Com o resultado, o time minas-tenista segue no torneio, enquanto os flamenguistas -atuais campeões - acabaram eliminados do principal torneio interclubes da América Latina.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio. O Minas, mesmo com rotação limitada por conta dos desfalques do ala-armador titular Shaquille Johnson Sr. e do ala-pivô reserva Felipe Queirós, fez frente ao Flamengo e foi superior especialmente no segundo período. Contudo, mesmo após o Fla se estabilizar no terceiro quarto e ter fortes dez minutos finais, o time visitante - mesmo em mando de quadra considerado neutro - conseguiu fechar o triunfo em 85 a 83.

O Minas não tem tempo para descanso e volta à quadra já nesta quinta-feira. Às 20h40, o time duela com o São Paulo em jogo único da semifinal da Champions, também na Arena Carioca. Já o Flamengo retoma as atenções ao Novo Basquete Brasil (NBB), torneio no qual é vice-líder, e enfrenta o Bauru em 14 de abril, às 20h, no Panela de Pressão, na cidade do interior de São Paulo.
 

O jogo


A partida começou intensa, com trocas na liderança e o Flamengo um pouco superior. O Minas, sofrendo com limitação na rotação, não deixou o time da casa - mesmo em quadra, em tese, neutra - se impôr e viu a equipe rubro-negra fechar o primeiro período em 25 a 23.

No segundo quarto, o Minas se mostrou muito confortável. A equipe do técnico Leo Costa acertou a defesa e, com intensidade ofensiva, conseguiu colocar até sete pontos de vantagem, com 35 a 28 no marcador. O Flamengo tentou se recuperar e, mesmo sem brilho, cortou a vantagem para uma posse de bola e foi ao intervalo perdendo por 39 a 37.

As equipes voltaram do intervalo, e o equilíbrio voltou junto. O Minas começou bem  o período, colocou seis pontos de vantagem, mas o Flamengo voltou a acertar a defesa e, empurrado pela torcida, conseguiu a virada e foi ao quarto período vencendo por 59 a 57.

Nos dez minutos finais, o Flamengo conseguiu se impor e chegou a abrir seis pontos de frente, com 78 a 72, após cestas de três pontos do armador Yago Mateus. O Minas, contudo, não deixou o ímpeto flamenguista seguir, conseguiu virar o jogo com novas bolas triplas com menos de um minuto no relógio e, após boas defesas, erro de lance livre de Yago, venceu por 85 a 83. 
 
 

Flamengo 83 x 85 Minas


Flamengo
Yago Mateus, Luke Martínez, Brandon Robinson, Rafa Mineiro e Olivinha; JP Batista, Dar Tucker, Franco Balbi e Túlio da Silva. Técnico: Gustavo De Conti

Minas
Alexey Borges, Gui Santos, Gui Deodato, Renan Lenz e Tavario Miller; Facundo Corvalán e Maique. Técnico: Leo Costa. Desfalques: Shaquille Johnson Sr. (dores na coxa) e Felipe Queirós (lesão no tornozelo esquerdo)
 

Destaques do jogo


Flamengo

Yago Mateus: 29 pontos, 4 rebotes e 2 assistências

Olivinha: 9 pontos, 8 rebotes e 3 assistências

Rafa Mineiro: 9 pontos, 3 rebotes e 2 assistências 
 
Minas

Alexey Borges: 18 pontos, 3 rebotes e 12 assistências

Gui Deodato: 15 pontos, 5 rebotes e 5 assistências

Tavario Miller: 15 pontos e 3 rebotes 

Motivo: jogo único das quartas de final da Champions League Americas

Local: Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ)

Data e horário: quarta-feira, 6 de abril de 2022, às 20h30 (de Brasília)
 
Arbitragem: Juan Fernández (Argentina), Freile Anaya (Panamá) e Danilo Molina (Argentina)

Transmissão: ESPN 3

Outros jogos da Champions nesta quarta-feira


12h30 - Cangrejeros-PRI 79 x 87 Quimsa-ARG

15h - São Paulo 75 x 71 Real Estelí-NIC

17h30 - Biguá-URU 99 x 81 Boca Juniors-ARG 

Compartilhe