2

Flamengo e Minas iniciam confronto por vaga na final do NBB

Primeiro jogo da série semifinal, melhor de cinco jogos, acontece no Rio de Janeiro, às 20h desta quinta-feira

12/05/2022 07:46 / atualizado em 12/05/2022 07:54
compartilhe
Último jogo entre Minas e Flamengo na temporada aconteceu pelas quartas de final da Champions League Américas
foto: Divulgação/FIBA

Último jogo entre Minas e Flamengo na temporada aconteceu pelas quartas de final da Champions League Américas

Flamengo e Minas começam nesta quinta-feira, às 20h, a decidir quem avança à final do Novo Basquete Brasil (NBB). O primeiro jogo desta série semifinal, decidida em melhor de cinco jogos, acontece com mando flamenguista, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Vice-líder da fase classificatória do NBB com 26 vitórias em 32 partidas, o Flamengo chega à semi após bater o Paulistano por 3 a 0 nas quartas de final. O último triunfo foi na terça-feira da semana passada por 87 a 68, fora de casa, no Antonio Prado Jr., em São Paulo.

Já o Minas, terceiro colocado na primeira fase do campeonato com 27 triunfos e seis derrotas, passou pela Unifacisa nas quartas de final após vencer a série por 3 a 1. A vitória decisiva aconteceu no último sábado e em casa, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, por 75 a 63.

O embate entre Minas e Flamengo não será novidade nesta temporada. Os times já se enfrentaram quatro vezes: em 20 de novembro de 2021, no Maracanãzinho, no Rio, o Flamengo dominou o Minas e venceu por 99 a 63, pelo primeiro turno da fase classificatória do NBB.

Já em 18 de janeiro de 2022, também no Maracanãzinho, mas pela semifinal da Copa Super 8, os minas-tenistas saíram com o triunfo por 71 a 63 e, posteriormente, conquistaram o título da Super 8 sobre o São Paulo. Em 20 de fevereiro, novamente pelo NBB, o Minas venceu o Fla por 88 a 79 em BH.

A quarta partida aconteceu pelas quartas de final da Champions League Américas, na Arena Carioca 1, no Rio, em 6 de abril. O Minas, que terminou o torneio como terceiro colocado, venceu por 85 a 83 e eliminou o Flamengo da competição internacional.

O Flamengo não deve ter desfalques para o jogo desta quinta-feira. O Minas, por outro lado, tem duas dúvidas: o ala-pivô Felipe Queirós, que se recupera de torção no tornozelo esquerdo, e o ala Gui Deodato, com dores no joelho.

O Minas terá os mandos de quadras nos jogos 2 e 3 da série - possíveis quarta e quinta partidas acontecerão no Rio, com Flamengo como mandante. Franca e São Paulo duelam pela outra semifinal do NBB.

Flamengo x Minas


Flamengo
Yago Mateus, Luke Martínez, Dar Tucker, Rafa Mineiro e JP Batista; Franco Balbi, Brandon Robinson, Renato da Cruz, Túlio da Silva, Olivinha, Rafael Rachel e Vítor Faverani. Técnico: Gustavo De Conti.

Minas
Alexey Borges, Gui Santos, Shaquille Johnson Sr., Renan Lenz e Tavario Miller; João Prado, Facundo Corvalán, Tiago Dias, Maique e Augusto Alcassa. Técnico: Leo Costa. Dúvidas: Gui Deodato (dores no joelho), Felipe Queirós (recupera-se de torção no tornozelo)

Motivo: jogo 1 da semifinal do NBB

Local: Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ)

Data e horário: quinta-feira, 12 de maio de 2022, às 20h (de Brasília)

Arbitragem: Andreia Regina Silva (Internacional-SP), Diego Chiconato (Internacional-PR), Fábio Kover (Internacional-SP). Operador Instant Replay: Gabriel Signorelli Balthazar.

Transmissão: ESPN

Compartilhe