2

Brasil tenta fechar 1ª fase das Eliminatórias de basquete com 100%

Seleção enfrenta Uruguai nesta quinta-feira e Colômbia no domingo, pela terceira e última janela da primeira fase das Eliminatórias

30/06/2022 09:51
compartilhe
Gustavinho, técnico da Seleção Brasileira, em conversa com os jogadores durante treino na Antel Arena
foto: Reprodução/Twitter Basquete Brasil - CBB

Gustavinho, técnico da Seleção Brasileira, em conversa com os jogadores durante treino na Antel Arena

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete tentará fechar com 100% de aproveitamento a primeira fase das Eliminatórias Americanas para a Copa do Mundo de 2023. O Brasil já está garantido na próxima etapa do qualificatório e tem dois jogos a fazer.

Às 20h10 desta quinta-feira, a equipe treinada pelo técnico Gustavo De Conti duela com o Uruguai fora de casa, na Antel Arena, em Montevidéu.

Já no domingo, às 21h40, é a vez de duelar com a Colômbia, no Coliseo Deportivo Elias Chegwin, na cidade colombiana de Barranquilla. Os dois jogos terão transmissão da ESPN no Brasil.

As Eliminatórias


O Brasil é o líder do Grupo B, com quatro vitórias. O Uruguai é o segundo, com três, enquanto o Chile é o terceiro, com uma, e a Colômbia amarga a quarta e última posição, com nenhum resultado positivo. Os três primeiros passam de fase - brasileiros e uruguaios já estão garantidos.

As Eliminatórias Americanas começaram em novembro de 2021. Na segunda fase, que vai de agosto de 2022 até fevereiro de 2023, as equipes carregam a campanha da primeira e jogam somente contra seleções que ainda não enfrentaram.

O Brasil terá três novos rivais pela frente no futuro Grupo F: Estados Unidos, Porto Rico e México. Também terá dois jogos contra cada um deles, sem enfrentar os times que duelaram na primeira fase.

Os três primeiros do Grupo F após o fim dos duelos e o melhor quarto colocado entre as duas chaves da segunda fase se classificam para a Copa do Mundo de 2023, em Indonésia, Filipinas e Japão. Assim sendo, são sete vagas das Américas no segundo maior torneio com chancela da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

Elencos para a terceira janela das Eliminatórias


Brasil: Marcelinho Huertas, Elinho Corazza, Rafa Luz, Georginho de Paula, Gui Deodato, Rafa Mineiro, Rafael Munford, Gabriel Jaú, Lucas Dias, Renan Lenz, Bruno Caboclo e Lucas Mariano. Técnico: Gustavo De Conti.

Uruguai: Luciano Parodi, Jayson Granger, Agustín Ubal, Santiago Vescovi, Bruno Fitipaldo, Joaquin Rodríguez, Martín Rojas, Emiliano Serres, Gonzalo Iglesias, Sebastián Otonello, Esteban Batista e Kiril Wachsmann. Técnico: Rubén Magnano.

Colômbia: Juan Duarte Rodríguez, Romario Roque, Hansel Atencia, Anders Valencia, Braian Angola, Michaell Jackson, Hayner Montaño, Soren De Luque, Andre Ibarguen Andrews, Alvaro Peña Muñoz, Juan Tello e Yeison Toro Ortega. Técnico: Guillermo Moreno.

Compartilhe