2

Basquete: Brasil domina e se garante na próxima fase das Eliminatórias

Brasil venceu Uruguai e Colômbia por boa diferença e já está classificado à segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

01/03/2022 10:00
compartilhe
Ala-pivô Bruno Caboclo atuou nos quatro jogos da seleção com Gustavo De Conti
foto: Divulgação/FIBA

Ala-pivô Bruno Caboclo atuou nos quatro jogos da seleção com Gustavo De Conti

Com vitória por 119 a 73 sobre a Colômbia na noite dessa segunda-feira, o Brasil terminou com autoridade a segunda semana do Grupo B das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. Na última sexta-feira, a vítima foi o Uruguai, derrotado por 85 a 66. Os dois jogos aconteceram no Pedrocão, em Franca, cidade do interior de São Paulo, e foram os primeiros do técnico Gustavo De Conti como treinador da seleção em solo brasileiro.

Com os resultados, o Brasil já se garantiu na segunda fase das Eliminatórias. Ainda resta a terceira janela dessa primeira fase, a ser disputada em 27 de junho deste ano, em Montevidéu, no Uruguai. O Brasil lidera o Grupo B com quatro triunfos, seguido de Uruguai (3V e 1D), Chile (1V e 3D) e Colômbia (4D).

Na segunda fase das Eliminatórias, que vai de agosto de 2022 até fevereiro de 2023, as equipes carregam a campanha da primeira e jogam somente contra seleções que ainda não enfrentaram. O Brasil terá três rivais pela frente no futuro Grupo F, que serão definidos entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com dois jogos contra cada um.

Os três primeiros do Grupo F após o fim dos duelos e o melhor quarto colocado entre as duas chaves da segunda fase se classificam para a Copa do Mundo de 2023, em Indonésia, Filipinas e Japão. Assim sendo, são sete vagas das Américas no segundo maior torneio com chancela da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

Testes


Em relação à primeira janela, em 26 e 27 de novembro de 2021, quando o Brasil venceu o Chile duas vezes por 77 a 53 e 81 a 55 em Buenos Aires, na Argentina, nos dois primeiros jogos de Gustavinho como treinador da seleção, a equipe brasileira teve três jogadores diferentes em quadra: o ala Leo Meindl, do Fuenlabrada-ESP, e os pivôs Rafael Hettsheimeir, do Bauru, e Augusto Lima, do Murcia-ESP.

Os ala-pivôs Timothy Soares, do Ironi Ness-ISR, e Gabriel Jaú, do Bauru, e o pivô Cristiano Felício, do Ulm-ALE, não atuaram nesta segunda janela. Tim Soares foi diagnosticado com COVID-19 antes de viajar ao Brasil, assim como Felício sofreu uma lesão no tornozelo e precisou ser cortado. Jaú estava à disposição, mas não chegou a ser relacionado para os dois jogos em Franca.

Com isso, oito jogadores participaram dos quatro jogos do "novo" Brasil, agora com Gustavinho: Yago Mateus, do Flamengo; Elinho Corazza, do São Paulo; Georginho de Paula, do Franca; Gui Deodato, do Minas; Vitor Benite, do San Pablo Burgos-ESP; Lucas Dias, do Franca; Bruno Caboclo, do São Paulo; e Lucas Mariano, do Franca.

Rafael Mineiro, ala-pivô do Flamengo, esteve nas duas convocações e não entrou em quadra somente no jogo contra o Uruguai. Já Alexey Borges, armador do Minas, substituiu Marcelinho Huertas, armador do Tenerife-ESP, na convocação para a segunda janela após forte gripe de Huertas. Alexey, contudo, não foi relacionado para os jogos contra Uruguai e Colômbia.

Já o armador Rafa Luz, do Bilbao-ESP, foi outro convocado para a primeira janela, mas acabou cortado antes de se apresentar por conta de lesão no joelho. Ele foi substituído pelo ala Jonas Buffat, do Pinheiros, e nenhum dos dois reapareceu na segunda semana. Buffat também não chegou a ser relacionado nos jogos em novembro.

Compartilhe