2

Destaque na G-League, Gui Santos aponta diferença entre basquete NBA e Fiba

Principal promessa do basquete brasileiro na atualidade, o ala-armador de 20 anos joga na liga de desenvolvimento da NBA pelo Santa Cruz Warriors

10/01/2023 17:39 / atualizado em 10/01/2023 17:40
compartilhe
Gui Santos atua pelo Santa Cruz Warriors na liga de desenvolvimento da NBA, a G-League
foto: Reprodução

Gui Santos atua pelo Santa Cruz Warriors na liga de desenvolvimento da NBA, a G-League

Jovem talento do basquete brasileiro, Gui Santos busca espaço em meio à concorrida liga de desenvolvimento da NBA. O ala-armador de 20 anos, escolhido na 25ª posição da segunda rodada do draft de 2022, disputa a G-League pelo Santa Cruz Warriors. 

Até o momento, Gui entrou em quadra cinco vezes no torneio, com médias de 16 pontos, 1,6 assistência e 5,6 rebotes por partida. Em entrevista, ele destaca que foram necessárias adaptações ao estilo de jogo da NBA, após anos atuando sob as regras da Federação Internacional de Basquete (Fiba).

"Os jogos aqui (nos EUA) são bem mais rápidos e físicos (do que no Brasil). Os caras aqui são muito atléticos. Isso fez eu mudar o meu jogo, porque não posso jogar da mesma maneira que estava jogando (no basquete) da Fiba", disse o camisa 15.

A equipe californiana onde Gui Santos joga é vinculada ao Golden State Warriors, franquia campeã da NBA na temporada 2021-22 e responsável por sua escolha no draft passado.

Natural de Brasília, no Distrito Federal, o atleta atuava no Minas quando foi draftado pelos Warriors. Eleito o melhor sexto homem do último NBB, ele é filho de ex-jogadores de basquete e já defendeu a Seleção Brasileira.

"Posso ajudar o Santa Cruz sendo um cara que facilita o jogo, fazendo meus companheiros ficarem livres para arremessar, achando as melhores oportunidades para todos. Se tenho uma chance de chutar, e alguém tem uma chance melhor ainda, com certeza vou passar a bola", ressaltou. 

A melhor pontuação de Gui com a camisa do Santa Cruz Warriors foi na partida contra o Stockton Kings, em 31 de dezembro. O ala contribuiu com 31 pontos, três assistências e oito rebotes na derrota dos californianos por 113 a 112. Seu aproveitamento em quadra foi de 61,1%.


Compartilhe