Copa América
None

COPA AMÉRICA

Sistema de reconhecimento facial estreia em Belo Horizonte na Copa América

Monitoramento será feito por meio de 1,3 mil câmeras espalhadas pelas capital mineira. Foco principal será nas regiões turísticas, no entorno do Mineirão e próximo aos hotéis que receberão as delegações

postado em 12/06/2019 15:00 / atualizado em 12/06/2019 15:26

<i>(Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)</i>
As forças de seguranças de Minas Gerais usarão, nesta Copa América, uma plataforma de reconhecimento facial para monitorar comportamentos suspeitos. É a primeira vez que essa tecnologia, ainda em forma de teste, será usada no estado.

As imagens de mais de 1,3 mil câmeras espalhadas pela capital mineira serão monitoradas no Centro Integrado de Comando e Controle. Ao identificar alguma atitude suspeita o sistema cruza as imagens obtidas com um banco de imagens e dados já armazenado para verificar se envolvem pessoas com mandados de prisão em abertos ou foragidos da Justiça.

“Esse sistema já é usado no sistema prisional há mais de 30 dias. A partir do reconhecimento de nossas câmeras, que têm monitoramento contínuo, de comportamento suspeito a imagem é absorvida pelo sistema e ele faz a avaliação com base no banco de dados. Essa tecnologia será fundamental para uma atuação qualificada das forças de segurança”, explicou Leando Almeida, superintendente de Integração da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

As imagens e identificações faciais também poderão ser usadas em casos de brigas de torcedores no entorno dos estádios, ajudando as polícias Civil e Militar em investigações e na identificação dos envolvidos.

O prazo de consulta do sistema de idenficação facial é de até cinco segundos, e as fotos são descartadas logo em seguida. Se a pessoa teve envolvimento anterior com algum ato criminoso, o reconhecimento facial vai identificar antes mesmo da abordagem policial. O software foi desenvolvido pela Secretaria de Administração Prisional e está em uso em unidades prisionais de Minas.

“A identificação de autores de determinados crimes em locais monitorados permitirá aos policiais que atuam na região agir de forma cirúrgica na abordagem dessas pessoas”, afirmou o Coronel Giovanne Gomes da Silva, Comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais.


Batalhão Copa

Nesta quarta-feira, representantes de 10 instituições da segurança pública se reuniram na Cidade Administrativa para apresentar os planos de trabalho para Minas Gerais durante a competição. Assim como na Copa do Mundo de 2014, as instituições de segurança do estado vão atuar de forma integrada nas próximas duas semanas.

Os trabalhos começaram nesta terça-feira, quando a Seleção Equatoriana desembarcou em Confins, e irão até 7 de julho, data final da competição. Ao todo serão 1.100 policiais militares atuando no chamado “Batalhão Copa” e nos policiamentos especializados.

Haverá reforço de policiamento no entorno do Mineirão, aeroportos, hotéis e áreas turísticas da cidade. A PM também usará drones para monitorar as regiões mais movimentadas durante o período da Copa América. Todas as escoltas serão monitoradas por câmeras desde a saída das delegações do aeroporto, passagem por vias da cidade, até a chegada ao estádio, hotéis ou centros de treinamento.

Tags: Copa América mineirão horizonte belo monitoramento câmeras interiormg atleticomg americamg cruzeiroec segurança secretaria pm facial reconhecimento segurança