2

Vitória do Brasil à parte, primeira rodada da Copa decepciona

Falando da bola rolando, vimos algumas das favoritas dando vexame, no só no resultado dos jogos, mas no futebol apresentado

24/11/2022 18:23 / atualizado em 24/11/2022 18:30
compartilhe
Bob Faria: 'A despeito da vitória do Brasil, primeira rodada da Copa decepciona'
foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press

Bob Faria: 'A despeito da vitória do Brasil, primeira rodada da Copa decepciona'



Em que pese a vitória do Brasil na estreia, o que tira algum peso e pressão, a primeira rodada da Copa para mim foi decepcionante. Falando da bola rolando, vimos algumas das favoritas dando vexame, no só no resultado dos jogos, mas no futebol apresentado.

A Argentina perdeu para sua própria soberba, por achar que o jogo estava ganho quando fez o primeiro gol. Foi castigada por um time da Arábia Saudita muito mais bem preparado fisicamente e com um futebol mais organizado.

A Alemanha perdeu para um Japão que já há muito tempo não é mais uma equipe só de disciplina tática. Eles tem jogadores muito habilidosos e com impressionante capacidade de improvisação.

Portugal sofreu muito para ganhar seu jogo e Cristiano, fora o gol de pênalti não fez mais nada... completamente apagado.

Apagadas também as seleções da Dinamarca, México e Uruguai, que empataram seus jogos sem sequer conseguir chegar ao gol...

A França apesar dos números sugerirem vitória fácil contra a Austrália(4x1)... mostrou  um futebol pragmático e sem brilho.

A menção positiva fica para Espanha e Inglaterra, que passaram por cima de Irã e Costa Rica respectivamente com goleadas tranquilas.
 
Agora falando do Brasil... O primeiro tempo foi marcado pelo nervosismo da estreia. Normal, dá para entender. Mas me chamou a atenção o posicionamento do Rafinha e do Vinicius Junior, jogando praticamente como laterais avançados, trazendo às Vezes o Danilo, às vezes o Alexandro mais pra dentro como mais um volante e deixando o outro na saída de três. Um sistema ousado porque pede uma marcação muito alta, e gera uma chance grande do adversário jogar com a bola esticada. Mas a Servia não teve capacidade pra isso. Boa sacada do Tite.

Veio o segundo tempo, a Sérvia baixou a marcação e o Brasil me pareceu mais confortável desde os primeiros minutos. O Gol do Richarlyson abriu caminho e acalmou ainda mais os nervos. E o segundo gol foi uma pintura, uma obra de arte! Dessas que desequilibram emocionalmente o adversário. Tanto que o Brasil passeou até o final.

Fica a preocupação com o Neymar que saiu sentindo dores no tornozelo. Que não seja nada mais grave.

Compartilhe