2

Brasil conta com brilho de Richarlison e bate Sérvia na estreia na Copa

Centroavante revive lendários camisas 9 da Seleção Brasileira, marca duas vezes - uma delas um golaço de voleio - e assegura triunfo no palco da final

24/11/2022 17:54 / atualizado em 24/11/2022 19:10
compartilhe
Atacante Richarlison marcou os dois gols do Brasil na vitória sobre a Sérvia
foto: Nelson Almeida/AFP

Atacante Richarlison marcou os dois gols do Brasil na vitória sobre a Sérvia

Ronaldo, Romário, Tostão. ‘Falsos’ ou legítimos centroavantes escreveram, com protagonismo, histórias vencedoras do Brasil nos cinco títulos de Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (24), Richarlison reviveu as lendas, marcou duas vezes - uma delas um golaço de voleio - e assegurou o triunfo da Seleção Brasileira por 2 a 0 sobre a Sérvia na estreia na Copa do Mundo, em Lusail, palco da final.
 
 
 

Brasil 2 x 0 Sérvia: fotos do jogo pelo Grupo G da Copa

 

O primeiro tempo travado e pouco criativo deu mostras de que a tarefa seria mesmo difícil. Com raras chances, o quarteto ofensivo brasileiro escalado pelo técnico Tite não conseguiu causar dano à Sérvia, segura defensivamente e nula no ataque.

A volta para a segunda etapa foi bem diferente. O Brasil conseguiu aumentar o nível de jogo e passou a criar oportunidades consecutivas - para a empolgação da torcida, majoritariamente a favor da Seleção.

Foi quando brilhou a estrela do Pombo, atacante do Tottenham formado na base do América. No primeiro gol, mostrou oportunismo e só empurrou para as redes. No segundo, relembrou craques históricos e acertou um belíssimo voleio para dar números finais à partida.

Richarlison resolve para o Brasil em estreia na Copa


 
O lado negativo da noite foi a parte médica. Neymar deixou o gramado durante o segundo tempo chorando por conta de dores no tornozelo. Já na parte final da partida, Danilo foi outro que mancou em campo. 

Com a vitória, o Brasil lidera a chave, com três pontos - mesmo número da Suíça, que fica em segundo por ter saldo pior (dois a um). Camarões e Sérvia não pontuaram e aparecem a seguir.

As equipes voltam a campo para a segunda rodada na próxima segunda-feira (28). Às 7h (de Brasília), a Sérvia enfrenta Camarões no Al Janoub, em Al-Wakrah. Mais tarde, a partir das 13h, é a vez de o Brasil encarar a Suíça, no Estádio 974, em Doha.
 

Brasil x Sérvia: fotos dos torcedores no jogo da Copa

 

O jogo


As escalações das equipes - o Brasil com quatro atacantes de origem e a Sérvia com apenas um - indicavam uma dinâmica diferente da que de fato ocorreu na primeira etapa.

Não que a Seleção tenha sido dominada pelo adversário. Teve a bola por mais tempo, mas esbarrou na falta de criatividade e na forte marcação sérvia. Defensivamente, pouco sofreu, mas permitiu que o jogo ganhasse contornos favoráveis ao rival.

A única grande chance da metade inicial foi nos pés de Raphinha, após belo passe em profundidade - recurso mais eficiente do Brasil até ali. Porém, o atacante do Barcelona chutou fraco e praticamente recuou a bola para Vanja Milinkovic-Savic.

Raphinha desperdiçou mais uma oportunidade com menos de um minuto da etapa complementar. Roubou a bola da defesa e saiu cara a cara com o goleiro, que impediu o gol.

Timidamente, a Seleção Brasileira se fortaleceu ofensivamente. Da marca do pênalti, Neymar - discreto na partida - chutou para fora; de longe, Alex Sandro acertou a trave e arrancou suspiros da torcida.

A insistência deu resultado aos 17 minutos. Richarlison, cria do América, aproveitou rebote de chute de Vinícius Júnior e só empurrou para as redes para abrir o placar. De quebra, findou um jejum de nove jogos sem camisas 9 marcarem pelo Brasil em Copas.

Mas o Pombo deixou a maior parte do espetáculo para depois. Após cruzamento de Vini aos 28 minutos, Richarlison dominou a bola para cima e virou um voleio maravilhoso. Golaço e 2 a 0 no placar.

O ponto nega da noite catari foi a substituição de Neymar, que deixou o campo chorando com dores no tornozelo.

Sem o craque, a Seleção Brasileira manteve o bom ritmo ofensivo e exigiu importantes intervenções do goleiro sérvio. Mas no fim o placar continuou o mesmo.

BRASIL 2 X 0 SÉRVIA


Brasil
Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred, aos 30’ do 2ºT) e Neymar (Antony, aos 34’ do 2ºT); Raphinha (Gabriel Martinelli, aos 42’ do 2ºT), Vinícius Júnior (Rodrygo, aos 30’ do 2ºT) e Richarlison (Gabriel Jesus, aos 34’ do 2ºT)
Técnico: Tite

Sérvia 
Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic, aos 12’ do 2ºT), Gudelj (Ilic, aos 12’ do 2ºT), Lukic (Lazovic, aos 21’ do 2ºT), Sergej Milinkovic-Savic, Tadic e Mladenovic (Vlahovic, aos 21’ do 2ºT); Mitrovic (Maksimovic, aos 38’ do 2ºT)
Técnico: Dragan Stojkovic

Motivo: primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo
Local: Estádio Icônico de Lusail, em Lusail, no Catar
Data e horário: quinta-feira, 24 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)

Gols: Richarlison, aos 17’ e aos 28’ do 2ºT(BRA)
Cartões amarelos: Strahinja, aos 7’ do 1ºT, Nemanja, aos 4’, e Lukic, aos 19’ do 2ºT (SER)

Público: 88.103 torcedores

Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (Irã) e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
VAR: Abdulla Al-Marri (Catar)

Compartilhe