None

COLUNA DO JAECI

Com o apoio da China Azul e a qualidade do time

"Esse novo time inspira confiança e tem pinta de que vai brigar tanto pela Copa do Brasil, quanto pelo Brasileiro"

postado em 21/08/2013 08:38

Mineirão lotado. De um lado uma equipe acostumada a ganhar a Copa do Brasil. Foram quatro conquistas do time azul, maior vencedor da competição ao lado do Grêmio. Do outro o Flamengo, duas vezes campeão, que vive, porém, momento ruim, pela falta de identidade dos jogadores com a torcida. De qualquer forma, como a decisão será no Rio, na semana que vem, será muito importante que o Cruzeiro faça resultado aqui, para não dar chance ao rubro-negro de se recuperar.

A Copa do Brasil é traiçoeira, pois gol na casa do adversário tem peso dobrado em caso de desempate. Claro que o Cruzeiro vai precisar fazer gols, mas, se puder não sofrer nenhum, o torcedor agradece. Esse novo time inspira confiança e tem pinta de que vai brigar tanto pela Copa do Brasil, quanto pelo Brasileiro. Não é um timaço, que há muito o futebol brasileiro não tem um, mas se posta bem, dentro e fora de casa, sabe o que quer e tem jogadores de bom nível em ótima fase. Além disso, seu treinador, Marcelo Oliveira, foi protagonista das últimas duas finais pelo Coritiba, perdendo ambas no Couto Pereira. Mas o Coritiba não é o Cruzeiro. Marcelo tem tudo para chegar à terceira decisão consecutiva, embora este ano a competição tenha ganhado contornos de dramaticidade. À exceção dos três pequenos, só tem equipe de ponta nas oitavas de final.

Este Cruzeiro dá gosto de ver. Time bem arrumado e treinado, com boas opções de reposição. Vejam que ele disputa a primeira posição do Brasileiro com o Botafogo desde a primeira rodada e está com pinta de que manterá a regularidade até o fim, brigando pela taça. O torcedor azul vai ao Mineirão, sua casa, certo da vitória, sem saber de quanto. Não que o Flamengo seja saco de pancadas, mas que a equipe azul é muito superior no momento, não há dúvida. Claro que o Cruzeiro não vai conseguir golear sempre, mas que parece uma máquina de fazer gols, parece. O time entra ligado, para balançar a rede, para liquidar o adversário. E a ansiedade é tão grande, que os atacantes estão até desperdiçando oportunidades simples, nas quais basta levantar a cabeça e dar um leve toque por cima do goleiro. Mas, quando uma equipe é ofensiva, isso acontece mesmo.

O Flamengo conseguiu até se ajustar um pouco com a contratação do técnico Mano Menezes, mas é instável e bem inferior ao adversário desta noite. Deverá ser um grande jogo para o torcedor azul e acho que uma vitória por dois gols de diferença, de preferência 2 a 0, praticamente garantirá o Cruzeiro na próxima fase, mesmo sabendo que haverá partida de volta. Sou até capaz de dizer que a Raposa vence aqui e lá. Ela é melhor e a grande fase indica isso. Que a China Azul faça sua parte e os jogadores entendam a importância de uma grande vitória tanto na Copa do Brasil quanto na sequência do Brasileiro, na qual os mineiros pintam como grandes favoritos. Bom jogo, torcedor!

Galo
Amanhã é a vez de o campeão da Libertadores encarar o Botafogo, no Rio, também pela Copa do Brasil. O alvinegro daqui não tem tradição na competição e busca outro título inédito, mas é preciso entender que este Galo de agora não é aquele que encantou a torcida na primeira fase da competição sul-americana. O time caiu e conseguiu a taça graças a São Victor e ao fator sorte, que o havia abandonado por 42 anos, mas nesta temporada sorriu como nunca para a, turma de Cuca. Sorte apenas não adianta. Que o Galo consiga se reencontrar e jogue como o grande campeão que é. O Botafogo vive momento melhor, mas vale lembrar que a decisão será no Horto e naquele palco, em decisões, o Atlético já mostrou do que é capaz. Vale para ele o mesmo conselho dado ao Cruzeiro: nada de sofrer gols.

Selinho
Ao dar um selinho em um amigo, Emerson Sheik provocou a ira de torcedores, que foram ao CT do Corinthians com faixas cobrando explicações. Quem eles pensam que são para se meter na vida de um jogador? O atacante deve ser julgado pelo que faz em campo, não por atitudes pessoais. Se a moda pega, vai ter muito torcedor invadindo CT para cobrar que todos os atletas sejam heteros. Isso é ridículo. A opção sexual deve ser respeitada.

Ingressos
Se a Fifa vende ingressos pela internet e dá certo, por que os clubes brasileiros não conseguem fazer o mesmo? A cada jogo importante, vemos filas absurdas, gente chorando e brigando, sem conseguir seu bilhete. Vamos nos modernizar!

Ingressos 2
O futebol ficou caro, esporte para os ricos. A população de baixa renda, grande maioria neste país, não tem como pagar R$ 100 por um tíquete. Fica aqui a sugestão para que os bancos, que faturam bilhões em cima da nossa gente, comprem as entradas e as doem para quem não tem condição. É o mínimo que devem fazer, por usurpar o dinheiro do povo.

Tags: cruzeiroec