None

COLUNA DO JAECI

Leonardo diz não. Gilmar Rinaldi, sim

CBF põe empresário Gilmar Rinaldi de novo coordenador de seleções, depois de ouvir um não de Leonardo

postado em 18/07/2014 08:12

Jaeci Carvalho /Estado de Minas

AFP
Os dirigentes da CBF convidaram Leonardo para ser coordenador de todas as seleções do Brasil. O ex-diretor do Paris Saint-Germain consultou a família e amigos, agradeceu e recusou. Ele só assumiria se pudesse ter Zico de treinador. Como o Galinho avisou que não aceitaria em hipótese alguma, optou também por não assumir o cargo. Com isso, o presidente atual, José Maria Marin, e o sucessor eleito, Marco Polo del Nero, chamaram outro campeão mundial em 1994: o ex-goleiro Gilmar Rinaldi, que topou de cara. Até ontem, ele era empresário de vários jogadores, mas em sua primeira entrevista garantiu que isso é passado e prometeu se dedicar integralmente à nova função, abrindo mão da anterior, que lhe dava rendimentos bem superiores ao que receberá na CBF.

De gaúcho em gaúcho, perde o futebol brasileiro
Quem vai escolher o futuro técnico será a trinca Marin-Del Nero-Gilmar. Nascido em Erechim há 55 anos, o ex-goleiro tem uma quedinha por Tite, igualmente gaúcho, mas não se cansa de elogiar o paulista Muricy Ramalho. Como sua opinião terá peso decisivo e o atual técnico do São Paulo já disse que a vez é do ex-corintiano... Tite tem acordo verbal com Del Nero desde abril, quando jantaram em São Paulo. Pelo jeito, a CBF tem mesmo paixão por treinadores do Sul. Se confirmado, será o quarto em sequência, depois de Dunga, Mano Menezes e Felipão. Talvez aí resida a explicação para o retrocesso do futebol brasileiro, com esse sistema de marcação, pegada e pancada. Pelo jeito, não vai mudar.

Meta de virar o ano com 80 mil sócios
O Cruzeiro excursionou aos Estados Unidos pela segunda vez em dois anos e abriu mais o mercado norte-americano, por meio de parcerias com universidades. Por aqui, com o bom trabalho do Departamento de Marketing, a torcida não para de crescer e superou a marca de 59 mil sócios do futebol, com faturamento de R$ 28 milhões no primeiro semestre. Na temporada passada, com R$ 38 milhões, o clube atingiu 45 mil associados. São 14 mil a mais em apenas seis meses. Prova de que um trabalho sério, com time vencedor e organização, sempre dá bons frutos. A meta é chegar a 80 mil associados até o fim do ano, o que não será difícil se a campanha no Brasileiro continuar boa.

Novos tempos a FMF
Novo presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães prometeu gestão moderna e austera. Ele reduziu as taxas de arbitragem que os clubes pagavam à entidade e parou de cobrar das instituições bolas das competições, filmagens e festas como a de apresentação do Campeonato Estadual. Desde a criação do Estatuto do Torcedor, as federações são obrigadas a pagar a taxa de arbitragem, mas, sem recursos, a FMF o fazia com os 5% pagos a ela pelos clubes. Castellar reduziu o percentual, dividindo com as agremiações o pagamento dos árbitros. Ele também pretende instalar a casa em andar corrido num dos prédios do governo estadual, deixando a obsoleta sede da Avenida Barbacena, no Barro Preto.

Coelho em busca os indecisos
Um dos presidentes do América, Marcus Salum encomendou pesquisa em BH sobre o percentual de pessoas que gostam de futebol, mas não torcem por nenhum time. O resultado foi alto: 20% dos entrevistados. Ele planeja investir nesses indecisos e atraí-los ao Independência nos jogos do Coelho. O dirigente lembrou que conseguiu levar 20 mil torcedores ao Mineirão na partida contra o Joinville. Acha que somente assim seu time poderá regressar à elite do futebol brasileiro em 2015. Sobre a venda do goleiro Matheus, promete que, tão logo o dinheiro seja recebido, dará coletiva para explicar o valor total e a parcela que coube ao América.

Tags: selefut cbf americamg atleticomg cruzeiroec