None

COLUNA DO JAECI

Quintero é a bola da vez. Luxa chegou e arrumou a casa

postado em 08/06/2015 11:00 / atualizado em 08/06/2015 10:16

AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG
Berlim – De volta a BH, ainda hoje apresentarei o nosso Alterosa no Ataque ao vivo. Depois de mais uma missão cumprida na Europa, volto com informações importantes. Apurei, com exclusividade, que o Cruzeiro está atrás do colombiano Quintero, que era pretendido por Luxemburgo no Flamengo e que agora vira prioridade no clube azul. Em Berlim, estive com Deco, ex-jogador e representante de jogadores. É ele quem trata do assunto. É um excelente armador e, se chegar, é para ser titular. Luxemburgo havia me dito que iria observar o grupo, tirar o máximo dele e contratar atletas que fariam a diferença. É o Cruzeiro querendo voltar ao cenário de candidato ao título. E por falar em Luxemburgo, bastou ele chegar para ganhar dois jogos importantes e recolocar o time no caminho certo. Lembram-se quando eu disse que o Cruzeiro perdera o comando com o técnico anterior? Pois é. Isso ficou provado nesses dois jogos. E vencer o maior rival no Independência nunca foi e não será fácil, mas, com aquele que considero o “Pelé dos treinadores”, nada é complicado.

Fiquei sabendo que o ex-técnico do Cruzeiro saiu atirando em uma emissora, e que teria dito que um colunista que queria Luxemburgo no Cruzeiro o derrubou. Ele não teve coragem de citar meu nome, mas sei que foi para mim. Mentira. Ele próprio se derrubou com sua incompetência, mostrando tudo aquilo que dele me falavam. É bonzinho apenas nas entrevistas, fazendo-se passar por cordeiro, mas, na verdade, é um lobo. Perdeu o grupo, que não tinha padrão, qualidade nem esquema de jogo. Que bom que tenho tamanha força para derrubar alguém que acho fraco. E jamais o ataquei pessoalmente, pois jamais lhe tirei o mérito de dois títulos brasileiros. A ingratidão é o pior sentimento que um cidadão pode ter. Lembro-me quando sugeri ao presidente Alexandre Kalil que o mantivesse no comando do Atlético. Inteligente e escolado, Kalil nem sequer admitiu essa possibilidade e o mandou embora. Kalil enxerga tudo.

E o Cruzeiro de Luxemburgo? É cedo para dizer se vai ou não chegar, mas a diretoria azul, com Gilvan e Valdir Barbosa, agiu rapidamente e contratou-o a tempo de ajustar as coisas e brigar por títulos. Não é porque o Atlético perdeu que vai virar um time comum. De jeito nenhum. Era o favorito, pelo momento e pela qualidade atual, mas em clássico as distâncias diminuem. Eu mesmo escrevi na coluna de sábado que o Galo tinha grande vantagem, ainda mais no Horto. Mas não foi isso o que vimos. Ainda assim, o Galo vai seguir sua trilha em busca da taça. Continua forte candidato, e, como escrevi outro dia, vai tropeçar também. Voltando ao Cruzeiro, pelo menos agora você olha de cima e vê que o time tem um padrão de jogo. E olha que Luxa está surpreso com a qualidade de alguns jogadores que não rendiam com o técnico anterior. Já disse que ele não é milagreiro e só vai ganhar títulos se houver contratações de duas ou três peças de nível. Como não há tantos jogadores assim no mercado, é preciso um pouco mais de calma.

Mas Luxemburgo, que voltou sob opinião dividida da torcida azul, embora seja um ídolo dela, pois faturou tudo em 2003, ganha força com a vitória sobre o arquirrival. O ex-técnico venceu três em nove, numa delas com o Atlético totalmente reserva. E no Independência, jamais. E ainda por cima, perdeu a única disputa nacional que teve contra o Galo. Luxa chega batendo o adversário em seu terreiro, e isso para a China Azul tem um peso muito grande. Com seis pontos em dois jogos, Luxemburgo tem tudo para encaixar uma terceira vitória seguida, contra o Vasco, sábado, no Rio de Janeiro. É trabalhar com seriedade nesta semana, na Toca 2, e melhorar sistema de jogo e a qualidade de alguns jogadores. Há quem jogue mais do que está jogando, e ele sabe muito bem tirar leite de pedra. Tudo o que mais quero é ver Atlético e Cruzeiro mantendo o topo das conquistas nacionais e internacionais. Como temos em BH os dois melhores técnicos do país, é possível que consigamos. Levir Culpi é teimoso, mas excelente treinador. Luxemburgo não fica atrás. Que tenhamos grandes rodadas daqui para a frente, e que, no próximo clássico entre ambos, no Mineirão, estejam cada vez mais na disputa da taça, pois é isso o que interessa para este escriba.


Judivan

O empresário Deco também está interessado em Judivan e já prepara proposta por ele. Diz que é excepcional atleta, forte e com velocidade incrível. Outro que interessa é Alisson. Porém, precisa ter uma sequência de jogos, pois as contusões o atrapalham. Despeço-me de Berlim prometendo levar imagens da Champions League e da conquista do Barça para vocês no AA desta noite, e, é claro, mostrando tudo sobre o clássico Galo x Raposa. Daqui a pouco estarei na nossa TV Alterosa. E mande sua mensagem para o meu Instagram (@jaecicarvalhooficial) dizendo quem vai mais longe neste Brasileiro: Atlético ou Cruzeiro?

Tags: mercado contratação casa arrumou luxemburgo quintero cruzeiroec