None

COLUNA DO JAECI

Sem resultados é rua. A torcida determina assim!

O torcedor azul pode pôr as barbas de molho: ninguém garante que Mano será o mesmo do ano passado, em condições de reerguer o time

postado em 27/07/2016 12:00 / atualizado em 27/07/2016 08:24

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Paulo Bento durou pouco mais de 70 dias na Toca da Raposa. Recentemente, em entrevista ao nosso programa, BHNews Esporte (que passa no canal 9 da Net, de meio-dia às 13h), Thiago Scuro, diretor de futebol do Cruzeiro, disse que nem os maus resultados tirariam o português do comando do time. Garantiu que não atravessou o Atlântico à toa, e que o clube tinha um projeto de médio a longo prazo com o treinador. Bastaram, porém, as derrotas seguidas para a diretoria não suportar a pressão da torcida e mandar Bento embora, com um bom dinheiro no bolso, já que a multa rescisória, segundo consta, era de R$ 8 milhões. É uma pena que Bento não tenha dado liga. Se alguém disser que o Cruzeiro não tinha esquema de jogo estará mentindo. Na maioria das derrotas, teve chance de liquidar o adversário, mas a oscilação nos 90 minutos foi crucial para os fracassos. É mesmo curioso como uma equipe chuta 29 bolas no gol do adversário – que, por sua vez, chuta duas – perde a partida por 2 a 1. Acho que Bento foi mal compreendido pelos jogadores (é sabido que alguns o boicotaram) e não teve tempo para implantar a filosofia europeia, de técnicos que não enganam e conhecem futebol.

Vem aí Mano Menezes, o preferido da torcida, depois que deu uma arrancada boa no fim do ano passado, quase levando o Cruzeiro ao G-4, após o time figurar na zona de rebaixamento. Mano não deu certo na Seleção Brasileira. Não ganhou um título importante na carreira, exceto Copa do Brasil que é torneio, e não foi procurado pelo Corinthians, quando o Timão perdeu Tite. Por que será, já que tem tanta identificação com o time paulista, pois o tirou da Série B e o devolveu a Série A? O presidente disse que Mano não era um cara para treinar o Corinthians. No mínimo estranho. E o torcedor azul pode pôr as barbas de molho: ninguém garante que ele será o mesmo do ano passado, em condições de reerguer o time. Vem de um péssimo trabalho na China, com derrotas e mais derrotas, mandado embora com sua equipe em sétimo lugar no campeonato. Tem algo errado.

Como digo sempre: a única profissão do mundo em que o cara “cai pra cima” é a de técnico de futebol. Se um engenheiro, médico ou arquiteto fracassarem, não serão contratados por mais ninguém. No futebol, um técnico é demitido por campanha ruim, deficiência técnica, e é contratado por outro clube, ganhando salário maior. Por isso o futebol brasileiro está na lama, e não vejo saída a médio prazo. Vamos continuar pagando fortunas a enganadores – não acho Mano enganador, mas também não o considero genial –, e os times cada vez mais pobres, financeira e tecnicamente. Enquanto houver dirigente que pague fortunas a treinadores enganadores, o futebol do Brasil não terá jeito.

O melhor entre os piores
Tite é o único técnico brasileiro a figurar na relação da revista inglesa FourFourTwo entre os 50 melhores técnicos do mundo, mesmo assim na 41ª posição. É descrito como treinador de caráter, rigoroso e ético profissionalmente, além do relacionamento franco com seus jogadores. Vejam bem: Tite é bem avaliado no critério homem e não no de técnico com conceitos, esquema de jogo ou padrão. A revista poderia ter sido mais generosa, pelo menos com Tite, que evoluiu, transformou-se em bom técnico e hoje é o que há de melhor entre seus pares. Claro que só um time vai ganhar, mas há técnicos perdedores que mostram esquema de jogo, padrão e qualidade. Outros, ganham até títulos, mas sem esquema. Coisas do futebol. Como explicar que Ronaldão e Paulo Sérgio foram campeões do mundo e Zico, Cerezo e Falcão não? Há coisas na vida que não se explicam.

Fanfarrão
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, é mesmo uma piada. Depois de ser pego dizendo a Lula que ele pensava como pobre ao ser investigado pela suspeita de ser dono do sítio em Atibaia, e que lá mais parecia Maricá, uma cidade do Rio que, para o prefeito, é uma m..., agora diz que vai pôr um canguru na porta do péssimo alojamento da delegação australiana, que detectou problemas nas descargas dos vasos sanitários e nas instalações de água e luz dos prédios da Vila Olímpica. Que vergonha, prefeito! Se o povo carioca for sério, o senhor nunca mais se elege para nada. Trate de mandar entregar os apartamentos às delegações com o mínimo de conforto. Você não vibrou ao lado de Lula e Sérgio Cabral no anúncio do Rio como sede olímpica? Pois é, agora cumpra sua parte com decência e elegância. Você é mesmo um fanfarrão!

Tags: coluna jaeci cruzeiroec