None

COLUNA DO JAECI

Bastidores da Seleção em Londres

Até 2022, Tite já está garantido. Mas não se surpreendam se a CBF fizer com ele um contrato por 10 anos

postado em 13/11/2017 12:00 / atualizado em 13/11/2017 08:25

Lucas Figueiredo/CBF

Londres – Sempre acordo cedo, um hábito que adquiri há décadas e, principalmente, depois que meus filhos nasceram. Quando estou na cobertura da Seleção Brasileira, aproveito para fazer um plantão no hotel, quando não estou hospedado nele, porque é lá que as coisas acontecem. Ontem, no Mandarin, fiquei na entrada do restaurante onde os jogadores iriam tomar café. As entrevistas são proibidas, mas a gente sempre dá um jeito. Gravei um vídeo para o meu Instagram, @jaecicarvalhooficial, com o Neymar e depois com o Tite. Bati papo com alguns jogadores, buscando informações aqui e ali, e gravei o médico Rodrigo Lasmar para o blogs.uai.com.br/alterosanoataque, e também para a Rádio Tupi. Felizmente, para o amistoso de amanhã, contra a Inglaterra, em Wembley, palco sagrado do futebol, todos os jogadores que aqui estão poderão atuar. Diego, do Flamengo, e Philippe Coutinho, se recuperaram das lesões musculares. É nos bastidores, mesmo sem entrevistas, que a gente observa as coisas e busca as informações para futuras colunas. Como diz o ditado: “quem acorda cedo, bebe a água limpa”. E confesso que não vi outro jornalista por aqui. Nos dias atuais, parte da imprensa parece funcionário público: vai ao treino, bate o ponto e pronto. Jornalismo não é assim.

É muito legal esse convívio com os jogadores. Pena que a maioria não desce para bater papo conosco, como acontecia no passado. Eles descem para encontrar parentes, amigos ou outros jogadores não convocados, caso do volante Souza, do Fenerbahce, que veio aqui rever os companheiros. Mas é muito legal saber que acabou aquele negócio de a Seleção ficar isolada num hotel exclusivo. Exceto na Copa do Mundo, com Tite isso não vai acontecer mais. As mudanças que a gestão de Marco Polo Del Nero fez são amplas e gerais. Hoje na CBF, cada diretor ocupa o cargo que lhe compete por ser exatamente da área. Não tem aquele negócio de amigo do amigo. Ou tem competência para exercer o cargo ou não trabalha lá. Voltando ao futebol, aproveitei um bate-papo rápido com Tite, já que todos são proibidos de dar entrevista no hotel, e falei com ele que não precisava ficar ressentido pelas colunas que escrevi, citando-o como um dos responsáveis pela queda do Galo para a Segundona. Ele me disse que não tem o menor problema, pois sabe que não foi bem naquela época. Tite é um cara verdadeiro, de quem gosto muito. E sua equipe, seus colaboradores diretos, são excepcionais.

Conforme já antecipei aqui neste espaço, a ideia do presidente da CBF é manter Tite por um longo período, copiando a Alemanha. Até 2022, ele já está garantido. Mas não se surpreendam se a CBF fizer com ele um contrato por 10 anos. Essa é a ideia. Estou antecipando isso também aqui em primeira mão. A entidade entende que somente um trabalho a longo prazo pode dar os frutos desejados, embora saiba que as chances de o Brasil ganhar o hexa aumentaram sensivelmente com o novo trabalho de Tite. Hoje, temos um time competitivo, de qualidade, e muito bem treinado.

Ontem os jogadores fizeram outro treinamento no campo do Fulham e a boa notícia, antecipada no nosso blog, é que não há nenhum jogador em recuperação. Todos estão liberados para o amistoso de amanhã. Aliás, desfalcada está a Inglaterra, que tem seis titulares fora, inclusive o goleiro. As estrelas Kane e Dele Alli também estão fora. Porém, como tem uma equipe jovem e bem treinada, a Inglaterra não deverá facilitar as coisas por causa disso. Mas que o Brasil é o favorito, não há dúvida nenhuma. O ambiente é o melhor possível e não houve qualquer problema no hotel onde a delegação está hospedada. Tudo conspira a favor da Seleção Brasileira, embora ainda tenhamos sete meses pela frente até o Mundial. Acabando o jogo de amanhã, Tite, sua comissão técnica e alguns dirigentes da CBF se preparam para viajar a Moscou para o sorteio dos grupos do Mundial. O Brasil é cabeça de chave e espera enfrentar adversários mais fáceis na primeira fase.

Coelhão


O América está de volta à Primeira Divisão do futebol brasileiro, de forma antecipada, e com grandes chances de ser o campeão da Série B. Parabéns ao presidente, Alencar da Silveira Júnior, ao técnico, Ederson Moreira, e toda a comissão técnica e jogadores. O América precisa se manter na elite, mas, para isso, sua cota de participação na TV tem que aumentar. Enquanto os grandes clubes fazem futebol com orçamento na casa dos R$ 300 milhões, o América trabalha com 10% disso, o que é um absurdo. Parabéns torcida americana. Pode comemorar mesmo. E que venha a taça da Série B.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec