None

COLUNA DO JAECI

Galo é o que estamos vendo. Cruzeiro é o que dizem?

Os torcedores cobram e é preciso que Galo e Raposa deem uma satisfação

postado em 22/04/2018 12:00

Bruno Cantini/Atlético e Divulgação/Cruzeiro
O Galo recebe o Vitória, no Independência. O Cruzeiro encara o Fluminense, no Rio. O primeiro jogou no lixo três pontos no jogo contra o limitado Vasco, fora de casa. O segundo perdeu no Mineirão para o Grêmio, na estreia. Os torcedores cobram e é preciso que Galo e Raposa deem uma satisfação. Minha análise, há tempos, é de que o Cruzeiro tem um bom time, pois manteve o técnico e a base campeã da Copa do Brasil do ano passado. Os reforços, exceto Edílson, foram dinheiro jogado fora. Não contrataria Egídio, que era reserva no Palmeiras; Mancuello, que jamais foi titular do Fla; Bruno Silva, que fez uma única boa temporada pelo Botafogo, aos 32 anos; e Fred, que foi grande artilheiro até 2013, na Copa das Confederações. O Cruzeiro gastou uma fortuna que não tinha pegando empréstimo para se reforçar, e somente Edílson é titular. Então, as contratações foram equivocadas.

Dirigentes erram e acertam na mesma medida. Muitas das vezes, movidos pela emoção e não pela razão, querem dar satisfação ao torcedor e se equivocam. Gosto de quem erra por excesso e não omissão, porém, é preciso avaliar melhor o mercado, mesmo porque não há grandes jogadores à disposição. O Palmeiras gastou uma fortuna com Lucas Lima, que está indo para a reserva. Muita “perna”, como dizem os boleiros, e pouca bola. Duvido que ganhe menos de R$ 1 milhão mensal. Flertou com a Europa, mas nenhum clube se interessou em pagar por um jogador que não é isso tudo. A Europa já jogou muito dinheiro no lixo. O Real Madrid pagou R$ 45 milhões por Lucas Silva, que jogou uma partida. O Sevilla não sabe o que fazer com Paulo Henrique Ganso, que é talentoso, mas não serve para o futebol atual. Por isso, torcedores, calma ao exigir contratações. Além do dinheiro escasso, não há grandes jogadores. Grandes não, estou sendo condescendente. Falta jogador bom de bola. O que temos aí são “bonzinhos”.

A torcida alvinegra cobra contratações. Primeiro, não há dinheiro, e o presidente Sérgio Sette Câmara não é irresponsável. Tem de ajeitar as finanças do clube, pagar dívidas e manter um grupo descente. Segundo, que mesmo que houvesse um caminhão de dinheiro, quem ele buscaria? Apontem! Fará muito bem ao clube e ao próprio torcedor se revelar garotos da base e montar um time para vários anos. Repatriar jogador da Europa não dá mais. Quando são mandados embora do Velho Mundo é porque não servem para nada. Aqui, deitam e rolam, pois o nível beira o ridículo. Jogos sofríveis, público diminuto, treinadores com discurso pronto, que enganam direitinho a imprensa despreparada. Sim, também temos grande parcela de culpa. Qualquer um pega o microfone, escreve bobagens, cria blogs. São os novos e péssimos tempos do jornalismo também. As universidades despejam a cada ano milhares de “formandos” que não sabem nem escrever o português.

Não vejo títulos para o Galo neste ano. O torcedor tem de assimilar a realidade e ajudar o clube. Este negócio de “valentões” indo ao CT, batendo em jogador e quebrando carros precisa ser tratado pela polícia como crime. Cadeia nos vagabundos. Já o torcedor de bem, que ama o clube de verdade, deve ajudar. O Atlético não é tão pior que os demais 19 clubes, está alguns degraus abaixo de Flamengo, Palmeiras e Corinthians. O torcedor deve apoiar os jovens da base que estão no profissional e atender ao chamado do clube, mesmo sabendo que os títulos não virão. Aos trancos e barrancos o Galo chegou às oitavas de final da Copa do Brasil. Já vi Criciúma, Juventude e Santo André ganharem. Por que o Galo, com esse time comum, não pode fazer o mesmo? É a única opção viável de título. No Brasileirão, por regularidade e por ser longo, não acredito.

Já o Cruzeiro é considerado um dos candidatos ao título por ter mantido a base campeã da Copa do Brasil. No papel é tido e havido como grande time. Na prática, não tem confirmado o que se espera. Enfrentou equipes do seu tamanho cinco vezes e, exceto pelas duas vitórias sobre o Galo, não foi bem. Está sem vencer na Libertadores, e isso é preocupante, embora técnico e jogadores tenham comemorado o empate com o Universidad de Chile, em Santiago, na certeza de que vão ganhar na quinta-feira, do mesmo adversário, no Mineirão. Não tenho essa fé toda. O futebol do Cruzeiro está aquém da expectativa. No Brasileiro, precisa vencer o Fluminense hoje para começar a contar uma história diferente. Porém, como tirar da cabeça o jogo contra La U, que será, mais uma vez, o da vida? Já que contratou tantos jogadores, chegou a hora de usar equipes alternativas. Mas se com o time principal está difícil, imaginem com o reserva! O Cruzeiro me decepciona a cada partida. Quando acredito que fará uma grande exibição, joga como em Santiago. Se Mano e os jogadores gostaram, parabéns para eles, pois se contentam com pouco. Achei a partida de razoável para média, nada mais. Se é esse o futebol que o Cruzeiro pretende mostrar, como dizem os jovens, “vai dar ruim”.

Tags: seriea futnacional atleticomg cruzeiroec