None

COLUNA DO JAECI

Gestão brilhante

postado em 23/04/2018 12:29

Marcos Vieira/EM/D.A Press

Este colunista antecipa, com exclusividade, que o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães Neto, conseguiu reduzir uma dívida de R$ 35,8 milhões para R$ 7,8 milhões, que estão parcelados. A entidade devia impostos desde 1963. Agora, tem todas as certidões, federal, estadual e municipal, após décadas. Das cinco maiores federações do Brasil, a mineira foi a única a fechar com superávit, nos últimos quatro anos. Isso tudo fará parte de um relatório que o competente presidente prepara, para divulgar, dentro de 10 dias. Não é à toa que Castellar Guimarães é integrante da Fifa na questão das negociações internacionais de jogadores, e é um dos oito vice-presidentes da CBF, eleito com Rogério Caboclo, que assumirá em abril do ano que vem.

Em apenas quatro anos, Castellar Guimarães brilha no cenário nacional e internacional, mostrando que, quando há seriedade e competência, o resultado é este. Quando assumiu a FMF, a entidade nem conta em banco podia ter, pois os bens estavam todos bloqueados pela Justiça. Além de modernizar a entidade, com sede no Bairro Funcionários, ele conseguiu equilibrar as finanças, tornando-a superavitária. Não se assustem se no futuro Castellar Guimarães for um dos candidatos à presidência da CBF. Como bom mineiro, ele me revelou que não pensa nisso agora, mas que é uma possibilidade natural, pelo trabalho que vem fazendo no futebol.

Galo vence. Cruzeiro está uma vergonha


O América abriu a segunda rodada do Campeonato Brasileiro perdendo para o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã, gols de Henrique Dourado, em jogo que marcou a despedida, do futebol, do goleiro Julio Cesar, cria da Gávea. O Coelho fez um bom segundo tempo, mas não conseguiu o empate. No Rio, ontem, Cruzeiro perdeu mais uma, agora para o Fluminense, 1 a 0, gol de Pedro. O time celeste atuou com um homem a mais desde os 15 minutos de partida, mas nem assim conseguiu marcar. Deve estar sentindo falta do Campeonato Mineiro, única competição na qual venceu nesta temporada. No Brasileirão são dois jogos e duas derrotas, e na Libertadores, três partidas, com uma derrota e dois empates. Quando digo que o Cruzeiro não é isso tudo que afirmam, os torcedores azuis ficam bravos. O time mais parece um bando em campo, e os reforços não estão dando conta do recado. A situação é preocupante, não só pelo momento ruim, como pelo fato de a equipe não parecer um time de futebol. Cada um tenta resolver à sua maneira, bolas e mais bolas alçadas na área, sem nenhuma pretensão, realmente um time totalmente desfigurado. Como venho escrevendo desde o começo da temporada, na teoria o grupo é forte e bom. Como teoria não ganha jogo, a prática tem sido bem diferente e a realidade pior ainda. O Cruzeiro vai jogar todas as suas fichas numa vitória sobre o Universidad de Chile na quinta-feira, no Mineirão, para continuar sonhando com a vaga na segunda fase da Libertadores. Se isso não ocorrer, será difícil segurar o técnico Mano Menezes e manter alguns jogadores no grupo.

O Galo venceu o Vitória por 2 a 1, no Horto, com gols de Ricardo Oliveira e Róger Guedes. Como optei por assistir ao jogo do Cruzeiro, não posso e não devo comentar nada sobre a partida que não vi. Mas é bom saber que o Atlético conseguiu sua primeira vitória no Brasileirão, e que vai ganhando moral para as oitavas de final da Copa do Brasil e até mesmo para o campeonato de pontos corridos, pois cada jogo do Brasileiro é uma decisão.

Perda

Ontem, perdemos mais um amigo da equipe de esportes do Estado de Minas que foi comandada pelo brilhante Daniel Gomes. Helos Porfírio, nos deixou, ao sofrer um infarto fulminante. Helos era uma figura doce, sempre sorridente, com seu chapéu característico, e nos ensinou muito. Uma perda irreparável. Que Deus o receba de braços abertos e possa confortar sua família. Para nós, que já perdemos Vágner Seixas, Carlos Eduardo e Benjamin Abaliack, fica uma enorme saudade.

Tags: atleticomg cruzeiroec americamg