None

COLUNA DO JAECI

Poderes demais a Tite e Edu Gaspar

Cúpula da entidade está arrependida de ter dado tanto poder a Tite e Edu Gaspar para esta Copa

postado em 27/06/2018 07:00

 Lucas Figueiredo/CBF


Moscou – Exclusivo: uma fonte da CBF me afirma que a cúpula da entidade está arrependida de ter dado tanto poder a Tite e Edu Gaspar para esta Copa do Mundo sem que ambos jamais tivessem qualquer experiência nesse tipo de competição. Os treinos fechadíssimos, a pouca participação da imprensa, que quase não vê nada, as brigas de Neymar e sua trupe com jornalistas de TV e as péssimas apresentações do time brasileiro levaram a esse caos. A primeira determinação que veio de cima, e Tite e os jogadores foram obrigados a cumprir, foi a de entrar pela porta da frente do hotel em Moscou, onde cerca de 400 torcedores esperavam os atletas. Eles foram até as grades que os separavam da torcida e agradeceram o apoio. A mesma fonte garante que medidas contra o Coronel Nunes, atual presidente da CBF, serão tomadas na sua volta ao Brasil, pois qualquer coisa que se faça aqui pode piorar a situação. Depois que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que Nunes não está à altura de um dirigente de confederação, a batata dele começou a assar e ele pode ser afastado assim que desembarcar no Brasil. Ainda sobre o episódio envolvendo o assessor Gilberto Barbosa, que quebrou um copo na cabeça de um cidadão, que agrediu verbalmente o coronel, em São Petersburgo, a versão do mesmo é de que foi agredido com um tapa na cara e não teve outra opção a não ser revidar com um copo. Ele foi mandado de volta ao Brasil.

É nesse clima que a Seleção entra em campo hoje para enfrentar a Sérvia, precisando apenas do empate para se classificar às oitavas de final. Se a Suíça for a primeira colocada, muito provavelmente vai enfrentar a Alemanha, que deverá ser segunda no grupo do México. Caso o Brasil vença, poderá ser o primeiro e aí encararia Alemanha, México ou Suécia, pois as duas vagas desse grupo, caso Alemanha e Suécia vençam, deverá ser decidida pelo saldo de gols, já que as três terminariam com 6 pontos.

Porém, Tite e seus jogadores precisam pensar no jogo de hoje. Derrota manda o Brasil para casa mais cedo, o que seria uma vergonha histórica. O ex-presidente Marco Polo del Nero deu toda a estrutura pedida por Tite, concordando, inclusive, com uma comissão técnica com 46 integrantes, um dos quais filho do treinador. Granja Comary reformada, viagens em aviões fretados, hotéis de primeiríssima linha. Tudo para que não faltasse conforto. Até permitir que os parentes dos jogadores se alojassem em hotel em Sochi, próximo ao da delegação brasileira, foi permitido. Tudo a pedido do técnico. Porém, os resultados na Copa e o péssimo futebol apresentado podem transformar toda essa estrutura em pó.

A intenção do presidente eleito, Rogério Caboclo, é de renovar com Tite até 2022. Esse já era um desejo de seu antecessor desde outubro passado, mas o técnico prefere aguardar o resultado na Copa para ver o que fará. Se o Brasil for eliminado na primeira fase ou nas oitavas, muito provavelmente Tite vai pegar sua trupe de 46 membros e se despedir. Se tiver sorte melhor, poderá pensar em renovar. Na verdade, esse clima ruim que tomou conta da equipe e o desgaste de alguns jogadores com a mídia, principalmente Neymar, podem ruir o trabalho. Neymar diz que está mais solto, mais alegre e sem dor. Bom sinal para que “estreie” na Copa justamente hoje.

Não subestimem a Sérvia, que tem jogo aéreo forte e vai jogar por uma bola. Mas o Brasil, se impuser seu ritmo, deverá passar com mais tranquilidade. Não é possível que os jogadores ainda estejam nervosos e tenham esquecido o futebol. O problema é que as opções de Tite são ruins. Fernandinho é uma delas, para formar o meio-campo com Paulinho e Casemiro. Dessa forma, sobraria para Willian, que não faz boa Copa. Firmino merece vaga como titular, pois Gabriel Jesus tem sido um engodo. Muita careta e pouca bola.

Hoje, às 21h (15h de Brasília), espero ver um time diferente, compacto, com criatividade no meio-campo e ataque capaz. E, acima de tudo, ver nosso melhor jogador, Neymar, jogando o que sabe. Talentoso e capaz ele é. Precisa ter confiança, parar de humilhar os adversários e jogar em direção ao gol. Se der “lambreta”, “caneta” ou outro drible desconcertante, que seja com o objetivo de fazer gols. Fazer isso voltando a bola para a defesa significa irritar os adversários, e, por isso, ele acaba caçado em campo. Espero também que ele não simule faltas, não caia toda hora, pois isso está ridículo, virando chacota mundial. Para quem sonha em ser o melhor do mundo, o comportamento em campo deve ser bem diferente.

Que os deuses do futebol estejam no estádio do Spartak Moscou e que o talento prevaleça sobre a força e a vontade dos sérvios, um povo sofrido com sucessivas guerras, que dissolveram a antiga Iugoslávia. Bom jogo, Brasil. Queremos vê-lo vencer jogando bem. É apenas isso!

Tags: tite edu copa2018 futinternacional futnacional selefut