None

BOLADAS E BOTINADAS

Apito...

postado em 30/10/2018 16:19

A cada dia fica mais evidente a forçação de barra para cima da arbitragem. Isso ocorre porque jogadores e dirigentes querem discutir a arbitragem durante o jogo. Isso deveria ser debatido antes das disputas, em federações e clubes. Mas dentro de campo a coisa beira ao ridículo. Qualquer falta marcada é motivo para palavrões e chiliques. Péssimo exemplo para quem assiste a uma partida. As imagens mostram que a falta foi cometida, mas o infrator faz seu teatrinho: pula, esbraveja e tenta jogar a arbitragem contra o torcedor. A deslealdade entre atletas também é evidente: cotoveladas, pisões, socos. É um vale tudo. Se alguém leva o cartão vermelho, a partida é paralisada, treinador berra, o banco de reservas vira um vespeiro e o quarto árbitro tem que ouvir um monte de argumentos que não se sustentam. Isso para não falar na turma que pede o VAR, mesmo quando não tem.

Função...

Na verdade, o capitão do time, basicamente, deveria liderar sua equipe e participar do sorteio para decidir a saída de bola ou o lado do campo. Criaram a falsa imagem de que ele pode reclamar junto à arbitragem, mas não é bem assim. Se fosse, de que adiantaria ter um sujeito com a tarja de capitão em campo se todo mundo faz discurso no ouvido do juiz? O primeiro atropelado pelo destino dos chorões em campo é o capitão, sua presença não significa liderança, ele, quase sempre, é só mais um a reclamar.

Ele...

Mas os erros não podem ser creditados somente aos jogadores. Tem árbitro confundindo as coisas. Tenho a impressão de que tem gente querendo trocar o apito pelo microfone ou pelo palco. A vocação para o talk show é forte. O cara marca pouco, apita quase nada e fala muito. Os jogadores perdem o respeito. Outro dia vi um jogo em que o juiz avisava para os jogadores que eles estavam sendo observados pelo VAR. Ora, isso não é função dele. Toda vez que alguém vai cobrar um escanteio, tem que avisar que se houver agarrão vai marcar falta. Não tem que avisar, tem que apitar. Árbitro não é relações públicas.

Fortão

Como dizia o Orozimbo, assombração sabe para quem aparece. Jogador que cria caso com um punhado de árbitro, que encara adversários de menor porte físico, fica pianinho quando o Daronco está em campo. Comete falta, pede desculpas, agradece quando toma o cartão amarelo e sorri quando leva uma bronca...

Futuro

É certo que o Cruzeiro tem um grupo muito bom. Mas, se pretende se reforçar para o próximo ano, terá que abrir mão de alguns jogadores. Mano sabe disso e deve estar fazendo a lista. Nada contra os jogadores, mas o custo do elenco é alto. Além disso, jogadores que vão mal numa equipe podem se dar bem em outra.

Artilheiro

A volta do Fred define de vez o titular da camisa 9. Talvez não jogue todas as partidas, mas sua presença, além do faro de gol, dá ao time uma certa personalidade, ele sabe se impor. O gol contra o Paraná foi bom sinal. está recuperando sua melhor forma.

Coelho

A coisa está se complicando para o América. Terá que superar adversários complicados para permanecer na Primeira Divisão, e, para seu azar, enfrentará o Cruzeiro num momento em que o time do Mano não tem com que se preocupar a não ser pontuar no Brasileirão.

Camisa 10

Cazares finalmente explicou por que não consegue jogar bem em algumas partidas. É que, segundo ele, os adversários estão fazendo uma boa marcação. Alguém precisa dizer a ele que futebol é assim, não tem moleza. Sobre isso, um torcedor mandou um recado: “Quer participar do jogo sem receber marcação, sem fungada no cangote, sem tranco e sem dificuldades? Vai ser gandula!!!!”.

Tags: nacional seriea americamg atleticomg cruzeiroec