Rio 2016
  • Oferecimento:

OLIMPÍADA

2012 - Londres

No último ciclo olímpico antes da preparação para o Rio 2016, o Brasil bateu seu recorde de medalhas numa mesma edição dos Jogos. Foram 17 no total, com três ouros, cinco pratas e nove bronzes. Apesar do aumento no número de pódios em Londres, a posição no quadro geral de medalhas foi a mesma de Pequim, em 2008 (22º).

O número de integrantes na delegação caiu em relação a quatro anos antes e foi de 277 para 259 (136 homens e 123 mulheres). Os atletas participaram de 27 modalidades: atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, ginástica artística, handebol, hipismo, judô, levantamento de peso, luta, natação, nado sincronizado, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.

O Brasil começou os Jogos de maneira arrasadora. Já no primeiro dos 17 dias de competição, foram três medalhas: ouro e bronze para os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai, além da prata para Thiago Pereira, na natação.

O desempenho impressionante caiu aos poucos, e candidatos a pódio não conseguiram confirmar o favoritismo. Tiago Camilo e Rafaela Silva, no judô, e Diego Hypólito, na ginástica, foram eliminados precocemente.

As medalhas voltaram apenas no fim da primeira semana dos Jogos. Mayra Aguiar e Rafael Silva ficaram com o bronze no judô, e César Cielo terminou em terceiro nos 50m livres.

Na vela, Robert Scheidt alcançou uma marca histórica para o Brasil. Junto com Bruno Prada, Scheidt ficou com o bronze na classe star e se tornou o maior medalhista olímpico da história do país, com cinco pódios.

O segundo ouro veio no dia seguinte ao feito na vela. Arthur Zanetti bateu o tetracampeão mundial Chen Yibing nas argolas e conquistou um primeiro lugar inédito para o Brasil.

O vôlei feminino garantiu o terceiro ouro da delegação. Após uma campanha heroica, com direito a uma virada improvável sobre a Rússia, a seleção bateu os EUA na final e conquistou o bicampeonato olímpico.

Outras quatro medalhas saíram de esportes coletivos. Apesar da boa campanha, o futebol masculino ficou no ‘quase’ mais uma vez e perdeu a final para o México. O vôlei de quadra masculino, e a dupla de vôlei de praia Alison e Emanuel conquistaram a prata. Também no vôlei de praia, Juliana e Larissa ficaram com o bronze.

Na reta final dos jogos, foi a vez do boxe dar três medalhas ao Brasil. Após 44 anos sem subir no pódio na modalidade, Esquiva Falcão conseguiu a prata, e Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão ficaram com o bronze.

A outra medalha de bronze do Brasil veio no último dia de competição. Yane Marques ficou em terceiro no pentatlo moderno, uma das modalidades mais tradicionais das Olimpíadas, disputada desde 1912.
Jogos Olímpicos

Tags: londres 2012

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.