2

'Tóquio é a sede olímpica mais bem preparada de todos os tempos', diz COI

Presidente da entidade, Thomas Bach, falou sobre a preparação da cidade para receber a Olimpíada a partir do dia 23 de julho

13/07/2021 10:18
compartilhe
Atletas, treinadores, juízes e jornalistas passarão por testes PCR regulares e seus deslocamentos serão limitados
foto: Amy Sussman/via AFP

Atletas, treinadores, juízes e jornalistas passarão por testes PCR regulares e seus deslocamentos serão limitados

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, descreveu nesta terça-feira Tóquio como a cidade-sede "mais bem preparada de todos os tempos", na inauguração da Vila Olímpica, a 10 dias da abertura oficial das Olimpíadas (23 de julho a 8 de agosto).

Várias medidas draconianas foram implementadas para esses Jogos, que acontecerão em Tóquio a portas fechadas para limitar os riscos de disseminação da covid-19.

Bach, que chegou ao Japão na semana passada e passou três dias em quarentena, declarou à presidente de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, que os organizadores estavam fazendo "um trabalho fantástico".

"Vocês conseguiram fazer de Tóquio a cidade mais bem preparada de todos os tempos para os Jogos Olímpicos", disse ele, acrescentando: "É ainda mais notável nas circunstâncias difíceis que todos temos que enfrentar".

Bach e Hashimoto se encontraram quando os primeiros atletas começavam a chegar à Vila Olímpica, que abriu suas portas nesta terça-feira sem cerimônia ou impacto midiático. Os organizadores se recusaram a especificar quais equipes entraram na Vila Olímpica e o número de atletas já hospedados no local.

De acordo com as regras estabelecidas para a ocasião, os atletas só podem entrar na Vila cinco dias antes de suas provas, devendo deixá-la em até 48 horas após o término de suas competições.

É hora de "mostrar o melhor de vocês, o que vocês prepararam por tanto tempo", disse Bach aos atletas. A dez dias da abertura dos Jogos Olímpicos, Tóquio está novamente em estado de emergência sanitária, com medo de um aumento no número de casos de covid-19.

Atletas, treinadores, juízes e jornalistas passarão por testes PCR regulares e seus deslocamentos serão limitados. Várias pesquisas nos últimos meses indicaram que a maioria dos japoneses preferia que os Jogos fossem adiados novamente ou simplesmente cancelados.

Compartilhe