2

Brasil estreia na Paralimpíada com vitória sobre a Lituânia no goalball

Na primeira rodada da fase de grupos, Seleção Brasileira faz 11 a 2 sobre o campeão

24/08/2021 22:18 / atualizado em 24/08/2021 23:33
compartilhe
Seleção Brasileira de Goalball Masculino ganhou da Lituânia na primeira rodada da fase de grupos, por 11 a 2.
foto: Matsui Mikihito/CPB

Seleção Brasileira de Goalball Masculino ganhou da Lituânia na primeira rodada da fase de grupos, por 11 a 2.



O Time Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio com vitória. Na noite desta terça-feira, 24/08, (manhã no Japão) a Seleção Brasileira de Goalball Masculino ganhou da Lituânia, atual campeã paralímpica, na primeira rodada, por 11 a 2.  
 
A Seleção Brasileira de Goalball Masculino é a atual bicampeã mundial (2014 e 2018) e busca a terceira medalha nos Jogos Paralímpicos, em 2012 conseguiu a prata em Londres e o bronze no Rio de Janeiro, em 2016. O Brasil está inserido no grupo A que, além dos lituanos, também integram a chave os Estados Unidos (prata em 2016), Japão e Argélia.  Já no grupo B, estão Alemanha, Bélgica, China, Turquia e Ucrânia.
 
O jogo começou equilibrado, mas o Brasil conseguiu abrir vantagem de três pontos, encerrando o primeiro tempo com placar de 4 a 1. No segundo tempo, a seleção brasileira teve ótimo desempenho e conquistou a primeira vitória nos Jogos Paralímpicos de Tóquio:  11 a 2.

Na segunda rodada da fase de grupos, o Brasil vai enfrentar os Estado Unidos. A partida vai ocorrer nesta quinta-feira (26/08), às 1h15 (de Brasília).

Entenda o Goalball

O esporte foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. O goalball é uma modalidade baseada nas percepções tátil e auditiva, sendo que a bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção e, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida.

As partidas são realizadas em dois tempos de 12min, com 3min de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

*Estagiária sob supervisão de Vicente Ribeiro 

Compartilhe