2

Cruzeiro 2003 ou Galo 2021? Jornalistas elegem Tríplice Coroa mais valiosa

Comentaristas da ESPN escolheram o melhor entre os times de Vanderlei Luxemburgo e de Cuca

17/12/2021 11:02 / atualizado em 17/12/2021 11:52
compartilhe
Cuca comandou Galo de 2021 e Luxa dirigiu Cruzeiro de 2003
foto: Ramon Lisboa e Paulo Filgueiras / EM DA PRESS

Cuca comandou Galo de 2021 e Luxa dirigiu Cruzeiro de 2003


Comentarista da ESPN Brasil, Gustavo Zupak e André Kfouri debateram sobre a Tríplice Coroa mais importante de Minas Gerais. O Cruzeiro ganhou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro em 2003. O Galo levou os mesmos títulos nesta temporada. Durante o programa SportCenter, nessa quinta-feira (16), os jornalistas concordaram que as conquistas da Raposa foram mais 'valiosas'.

Zupak disse que o Estadual no passado era mais valorizado. Ele ainda argumentou que o Cruzeiro de 2003 foi um marco por ser o primeiro time a vencer o Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

"Eu considero a Tríplice Coroa do Cruzeiro ligeiramente mais valiosa que a do Atlético, as duas são valiosas, evidentemente. Olhando caso a caso: o Estadual em 2003 ainda valia mais do que se vale hoje. Então, o Estadual do Cruzeiro é mais importante que o Estadual do Atlético. Este é um primeiro ponto. Vamos para o Campeonato Brasileiro: os dois foram espetaculares, a margem de aproveitamento é muito próxima. Embora o Galo represente uma quebra de jejum de meio século, o título do Cruzeiro foi o primeiro campeonato em uma era de pontos corridos, é um dos campeonatos históricos no Brasil, é um marco no futebol brasileiro, e o Cruzeiro de 2003 é também  tratado como um marco, o Cruzeiro do Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro do Alex é um marco", disse o comentarista. 

"O Atlético do Cuca e de Hulk vai ser tratado assim também, mas por ser uma quebra de paradigma, um primeiro campeonato de pontos corridos, eu boto esta vantagem para o Cruzeiro também. E na questão da Copa do Brasil até este período, quando jogava Copa do Brasil no primeiro semestre e Campeonato Brasileiro no segundo semestre, o time que ganhava a Copa do Brasil largava a mão do Brasileiro, porque já estava classificado para a Libertadores e jogava o Brasileiro por jogar. E o Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil no primeiro semestre, já se classificou para a Libertadores e encarou o Brasileiro de pontos corridos com seriedade e ganhou também. Outra pequena diferença é que a Copa do Brasil que o Cruzeiro ganhou ele disputou a competição inteira. Hoje os times da Libertadores já entram em uma fase mais avançada", acrescentou Zupak.

Veja os memes do título do Atlético na Copa do Brasil



André Kfouri disse que, caso fosse preciso escolher entre assistir a um jogo do Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo ou a uma partida do Atlético de Cuca, escolheria o primeiro.

"Vou acrescentar a questão das sensações, o que cada time provoca em quem está assistindo aos jogos, independentemente de ter envolvimento direto de torcida ou não. Quando você é neutro, não torce para um time ou para outro, essas coisas ficam mais simples de serem identificadas e catalogadas. Se o Cruzeiro de 2003 dirigido pelo Luxemburgo no seu auge, com Alex no seu auge e outros tantos grandes jogadores e o Atlético de 2021 com todos estes grandes nomes e valores que vimos durante a temporada tivessem jogando na mesma hora e eu só pudesse ver um jogo, eu veria o jogo do Cruzeiro".

Veja todos os reforços dos clubes da Série B para 2022





Compartilhe