2

Fael afirma que título do Galo de 1937 se assemelha mais à Copa do Brasil

Comentarista destacou que, em sua opinião, o 'Campeonato Brasileiro começou apenas em 1971'

22/12/2021 16:19 / atualizado em 22/12/2021 16:30
compartilhe
Fael Lima durante programa Alterosa Esporte nesta quarta-feira
foto: Reprodução/Alterosa Esporte

Fael Lima durante programa Alterosa Esporte nesta quarta-feira


O comentarista atleticano Fael Lima defendeu que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considere válido o interestadual do Atlético de 1937 como título nacional. Porém, o jornalista acredita que a conquista alvinegra se assemelha mais à Copa do Brasil do que ao Campeonato Brasileiro.
 
 

"Assim como o Estado de Minas, outros jornais brasileiros colocavam o Atlético como campeão brasileiro daquele período. É uma reunião de documentos que já está pronta há algum tempo no Atlético. Já tinham feito todo um estudo, todo um material para apresentar para a CBF. O Alexandre Kalil optou por não fazê-lo. Eu, Fael Lima, acho que se assemelha mais com uma Copa do Brasil, assim como a Taça Brasil de 1966 (título vencido pelo Cruzeiro). Era a principal competição da época. Era o que se dava para fazer com logística. (...) na minha opinião, o Brasileiro começou em 1971", afirmou o comentarista durante o programa Alterosa Esporte.

Nessa terça-feira, o Atlético enviou pedido à CBF para tentar reconhecer a conquista da Copa dos Campeões de 1937 como um título brasileiro oficial. Organizado pela extinta Federação Brasileira de Futebol (FBF), esse foi o primeiro torneio interestadual profissional realizado no Brasil e reunia os vencedores dos campeonatos de Minas Gerais (Atlético), São Paulo (Portuguesa), Distrito Federal (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco). 

Rival do Galo, o Cruzeiro tem o título da Taça Brasil de 1966 reconhecido pela CBF como Campeonato Brasileiro. Para Hugão, representante da Raposa no Alterosa Esporte, existem diferenças entre as conquistas das equipes mineiras.

"Você reúne um grupo e fala: 'Vamos começar uma competição nacional'. E aí, em 1959, começa a Taça Brasil, que era a competição nacional que dava vaga para a Libertadores, recém-iniciada. É um processo que se inicia em 1959, federado. Um campeonato que teve sequência: 1959, 1960, 1961, 1962... e por aí foi. Cruzeiro campeão em 1966 sobre o Santos de Pelé - e não é por esse argumento que eu falo que é válido como Campeonato Brasileiro", retrucou o comentarista cruzeirense.

"O Fael utilizou meu argumento, que eu coloquei antes daqui na internet. Pela logística que tinha no país, pela forma que tinha, a maneira ideal de fazer um campeonato que entregasse esse campeão nacional foi a Taça Brasil. O campeonato de 1937, vocês vão me desculpar, mas se é pra meter essa, meus amigos, vocês estão me tirando", completou Hugão.
 

Veja todas as contratações dos times da Série A para 2022


Relembre a trajetória do Atlético na Copa dos Campeões de 1937

 
O torneio Campeão dos Campeões de 1937 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), precursora da CBF. O torneio tinha um sistema de disputa dividido em jogos de turno e returno. O time com a maior pontuação levava a taça.
 
Manchete sobre a conquista atleticana publicada pelo jornal Estado de Minas em 1937
foto: Arquivo/EM/D.A Press

Manchete sobre a conquista atleticana publicada pelo jornal Estado de Minas em 1937

 
 
Com participação de quatro equipes campeãs estaduais em 1936, foi a primeira competição interestadual profissional no Brasil. Participaram os vencedores dos campeonatos de Minas Gerais (Atlético), São Paulo (Portuguesa), Distrito Federal (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco) 
 
O Atlético teve estreia decepcionante, goleado pelo Fluminense por 6 a 0, nas Laranjeiras. Os alvinegros ainda empataram por 1 a 1 com o Rio Branco-ES, em Vitória, antes de emplacar uma boa sequência.
 
Nas três rodadas seguintes, o Galo superou os adversários no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes: 5 a 0 na Portuguesa, 4 a 1 no Fluminense e 5 a 1 no Rio Branco. Com o triunfo sobre o time capixaba, o Galo assegurou antecipadamente o título.
 
A campanha vitoriosa terminou com triunfo por 3 a 2 sobre a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 1937.
 
O time da conquista contava com Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis. Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair. O comando era de Floriano Peixoto. O artilheiro do Atlético e da competição foi Paulista, com oito gols. 
 
Veja a campanha alvinegra:  
13/01/1937 - Fluminense 6 x 0 Atlético
17/01/1937 - Rio Branco-ES 1 x 1 Atlético
24/01/1937 - Atlético 5 x 0 Portuguesa
31/01/1937 - Atlético 4 x 1 Fluminense
03/02/1937 - Atlético 5 x 1 Rio Branco-ES
14/02/1937 - Portuguesa 2 x 3 Atlético

Compartilhe