2

Milton Leite sobre SAF Cruzeiro: 'Será que não conseguiria negócio melhor?'

Narrador levantou questionamentos sobre a transformação da Raposa em clube-empresa

12/01/2022 16:15
compartilhe
Milton Leite criticou processo para transformação do Cruzeiro em SAF
foto: Reprodução/SporTV/Grupo Globo

Milton Leite criticou processo para transformação do Cruzeiro em SAF

 
O narrador Milton Leite, do SporTV, fez, nesta quarta-feira (12), algumas ponderações sobre a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. Entre os questionamentos levantados pelo jornalista, destaca-se: 'Será que o clube não conseguiria fazer um negócio melhor do que fez com o Ronaldo?'.
 
 
 
Durante o programa Redação SporTV, Milton avaliou a transição do Cruzeiro para clube-empresa e expôs sua opinião. Em sua avaliação, a Raposa conduziu os processos com velocidade e não se preparou como deveria para a transformação em SAF.
 
"Para você ter uma ideia de como o Cruzeiro adiantou o processo por causa da lei, ele já tinha contratado jogadores, definido que o Vanderlei Luxemburgo continuaria como técnico. Ou seja, já estava preparando o time para o ano que vem nos mesmos moldes que sempre preparou", afirmou.
 

Veja todos os reforços dos clubes da Série B para 2022

 
 
"Quando consegue aprovação do processo da SAF e o Ronaldo já aparece como comprador, ele muda tudo. Tanto que os jogadores contratados estão sendo dispensados. O próprio Luxemburgo foi tirado do projeto. Então, você percebe como as coisas estavam meio improvisadas, que não havia um processo sendo pensado ali", completou Milton.

"Acho que a grande questão é essa: a partir do momento em que o Cruzeiro chega a conclusão de que precisa utilizar desse dispositivo da SAF para salvar o seu clube, deveria ter parado e pensado em como fazer isso. 'Vamos tentar organizar o clube para esse segundo passo'", finalizou o raciocínio.
 
 
 

Ronaldo como investidor, não 'salvador'

 
Milton Leite também foi categórico ao falar sobre Ronaldo. O narrador reconheceu a importância do ex-atacante para o futebol mundial e também a sua ligação com o Cruzeiro, mas ponderou que o ex-craque brasileiro deve ser visto como um empresário, e não como um salvador.
 
"A gente fala muito do Ronaldo, porque o Ronaldo é um dos maiores da história. Começou sua carreira gloriosa sendo profissional lá no Cruzeiro, destaque internacional. Mas, será que um Cruzeiro organizado, com governança, com práticas de compliance - tudo que o Botafogo vem fazendo -, será que esse Cruzeiro não conseguiria fazer um negócio melhor do que fez com o Ronaldo?", questionou.
 
 
 
"Com o próprio Ronaldo ou com outro investidor qualquer. Porque apesar da ligação do Ronaldo com o clube, a gente não pode esquecer que ele é um empresário. Empresário não costuma rasgar dinheiro. Então não se iludam de que o Ronaldo, a partir de amanhã, vai abrir mão da fortuna que fez como jogador para salvar o Cruzeiro, porque não vai. Ele está fazendo esse negócio também para ganhar dinheiro", concluiu.
 
Em dezembro de 2021, Ronaldo Fenômeno concretizou a compra de 90% das ações da SAF Cruzeiro por R$ 400 milhões. Ele também se tornou solidário às dívidas do clube, que se aproximam da casa de R$ 1 bilhão.
 
Nesta terça-feira (11), o empresário realizou sua primeira visita a Belo Horizonte após a aquisição do clube celeste. Ele esteve na Toca da Raposa - onde conversou com jogadores, comissão técnica e outros funcionários -, concedeu entrevista coletiva, conversou com sócios-torcedores e alinhou os primeiros passos do projeto do clube para 2022.
 

Fotos da primeira visita de Ronaldo ao Cruzeiro (11/01)

 

Compartilhe