2

Galo x Flamengo é maior rivalidade interestadual do Brasil, diz jornalista

Atlético e Fla se enfrentarão na final da Supercopa

16/02/2022 10:02
compartilhe
Flamengo e Atlético prometem um grande jogo em Cuiabá
foto: AFP PHOTO e Pedro Souza/Atlético

Flamengo e Atlético prometem um grande jogo em Cuiabá


O jornalista Aydano André Motta disse durante o programa Redação SporTV, nessa terça-feira (15), que o duelo entre Atlético e Flamengo é a maior rivalidade interestadual do futebol brasileiro. Os dois clubes farão a final da Supercopa neste domingo (20), às 16h, na Arena Pantanal, em Cuiabá. 

"Perto da rivalidade entre Flamengo e Atlético, as outras rivalidades interestaduais no Brasil pouco existem. A rivalidade de Flamengo e Palmeiras é motivada porque eu sou rico e você também é. Os dois são ricos e existe uma disputa de riqueza. A rivalidade entre Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil, é amena perto da rivalidade de Flamengo e Atlético, que é uma coisa histórica, a maior do futebol brasileiro muito à frente de qualquer outra rivalidade interestadual", disse Aydano André Motta.



Times de futebol de narradores, apresentadores e comentaristas de TV



A rivalidade entre Atlético e Flamengo começou a ganhar força em 1980, quando o clube carioca venceu o Atlético na decisão do Campeonato Brasileiro. Os dois times voltaram a se enfrentar no ano seguinte pela Copa Libertadores. Na primeira fase, resultados iguais no Mineirão e no Maracanã, 2 a 2.

Na ocasião, mineiros e cariocas ficaram empatados em números de pontos pelo Grupo 3. O antigo regulamento da competição previa vaga à fase final apenas ao campeão de cada chave. Dessa forma, um jogo extra, em uma cidade neutra (Goiânia), teve que ser realizado.

Em 21 de agosto de 1981, o Serra Dourada recebeu mais de 70 mil torcedores. A expectativa de uma grande partida - já que Atlético e Flamengo eram a base da Seleção Brasileira - transformou-se em frustração depois de 37 minutos. O árbitro  José Roberto Wright  expulsou cinco jogadores do Galo (Éder, Reinaldo, Palhinha, Chicão e Osmar Guarnelli), encerrando a partida por falta de número mínimo de atletas.

Em entrevista ao Superesportes , em 2012, Wright disse: " Não me arrependo de absolutamente nada naquele dia".
Leia a entrevista completa clicando aqui!


Houve outros jogos marcantes na década de 1980, como na semifinal da Copa União de 1986.

Em 2014, na semifinal da Copa do Brasil, o Atlético conseguiu classificação heroica. O Flamengo fez 2 a 0 no jogo de ida, no Maracanã. Na volta, o Rubro-Negro abriu 1 a 0 no Mineirão, mas o Galo virou para um incrível 4 a 1. No ano passado, o time carioca tentou perseguir o título do Campeonato Brasileiro, mas não foi páreo para o Alvinegro, que ficou com a taça.

Compartilhe