Renata Fan se pronunciou nesta sexta-feira (21/10), um dia após a sua fala considerada discriminatória em relação aos torcedores do Corinthians. A apresentadora da TV Bandeirantes negou que tenha sido preconceituosa e revelou ter sofrido ataques nas redes sociais.
"Ontem aconteceu uma situação chata, ruim, justamente partiu para o comentário que fiz para o Chico Garcia. Temos a veia de falar sério e a brincadeira também existe. Nem sempre as pessoas interpretam aquilo que é dito da maneira como nós gostaríamos. Temos a humildade para pedir desculpas, me retratar a fazer as coisas da maneira certa. Estamos para acertar, errar e reavaliar", iniciou Renata no programa Jogo Aberto.
"Sou uma pessoa que se transforma no estádio, sou maloqueira, fico apaixonada. O que falei ontem foi uma brincadeira com o Chico, a esposa dele é como eu, ele não é assim, é mais quieto, acaba o jogo já está fazendo o texto dele. Nunca quis falar aquilo em relação à classe social. No estádio, torcedor é igual, não tem sexo ou classe social, todos são iguais", acrescentou.
Declaração polêmica
A declaração citada acima é referente ao comentário que Renata fez a um de seus companheiros de bancada. Na quinta-feira, a apresentadora afirmou que Chico Garcia "não é maloqueiro", mas um "cara estudado, multifunções" - por isso, torcer para o Corinthians seria algo que "não combina".
Torcedora do Internacional, Fan também mencionou a torcida do Corinthians nesta sexta: "Se alguém acha que foi algo grave, peço desculpas. Eu respeito todas as torcidas, sou transparente, colorada, me assumi desde 2003, em uma época que você era considerado parcial".
"Não vou aceitar que me chamem de preconceituosa. Sou uma pessoa com salto alto, uso vestido e pinto as unhas, já fiz mais de três mil programas ao vivo, sei que teria que ser respeitada. Nunca usei minha posição feminina para me esconder com fraquezas", completou.
Por fim, a apresentadora ainda disse que não deseja responder às críticas recebidas na mesma moeda: "Quero ser respeitada, sou longeva, com acertos e erros. Para você, que me mandou ódio e rancor, te mando, com benevolência e amor, que não passe o que passei. Para você que usou meu nome, veja minha história e meus princípios e olhe para a minha família".
Repercusão Corinthiana
O comentário de Renata irritou corintianos nas redes sociais e foi questionado logo em seguida por um dos companheiros do programa Jogo Aberto. Ronaldo Giovanelli, ídolo do Timão, retrucou: "Qual o problema de ser corintiano? Não estuda? É vagabundo?".
O Corinthians, time do povo, lamenta e repudia as declarações preconceituosas da apresentadora Renata Fan no programa "Jogo Aberto" (Band) desta quinta-feira (20) e reforça o orgulho do nosso maior patrimônio: uma torcida apaixonada e Fiel. pic.twitter.com/QNScnkXkfM
%u2014 Corinthians (@Corinthians) October 20, 2022
Esta não foi a primeira vez que Renata Fan se envolveu em falas polêmicas em relação à torcida corintiana. Ela já foi processada pelo centroavante Jô, ex-Timão, por tê-lo comparado a um ladrão por conta de um gol de mão, em 2017.
Ainda, já jogou uma camisa do clube alvinegro no chão e, neste ano, saiu em defesa do volante Edenilson, do Internacional, no caso de uma suposta injúria racial cometida por Rafael Ramos. Posteriormente, o lateral direito foi absolvido das acusações.
Em nota oficial pelo Twitter, o clube paulista repudiou a fala da apresentadora: "O Corinthians, time do povo, lamenta e repudia as declarações preconceituosas da apresentadora Renata Fan no programa 'Jogo Aberto' (Band) desta quinta-feira (20) e reforça o orgulho do nosso maior patrimônio: uma torcida apaixonada e Fiel."