2

Jornalista fica impressionado com paixão de turcos por Alex, ex-Cruzeiro

Ex-meia e agora técnico, Alex se tornou ídolo do Fenerbahçe, um dos mais tradicionais clubes da Turquia, e até foi homenageado com uma estátua

27/01/2023 10:06
compartilhe
Alex participou de mais de 300 gols pelo Fenerbahçe, tradicional time da Turquia
foto: MURAD SEZER

Alex participou de mais de 300 gols pelo Fenerbahçe, tradicional time da Turquia


O jornalista Guga Chacra ficou impressionado com a paixão dos turcos por Alex, ex-meia do Cruzeiro. Em Istambul, o comentarista da Globo News falou sobre o carinho das pessoas com o ídolo do Fenerbahçe e ainda comparou a idolatria de Alex na Turquia com a paixão do povo de Napoli com Maradona.

"Fiquei impressionado com a paixão que os turcos têm pelo Alex. Está na história da cidade mais magnífica do planeta. Acho que só o Maradona em Napoli é tão endeusado como o Alex em Constantinopla", afirmou Guga Chacra.


Pelo Fenerbahçe, segundo clube com mais títulos da Liga Turca, Alex conquistou três campeonatos nacionais, uma copa e duas supercopas, e até recebeu uma estátua próxima do estádio do clube, o Sukru Saracoglu Stadyumu.

Em oito temporadas na Turquia, Alex participou de 378 jogos, marcou 185 gols, deu 162 assistências e conquistou diversos feitos individuais. O meia se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história do Fenerbahçe, o oitavo maior goleador do clube e o segundo atleta que mais fez gols pelo time na Liga Turca.

Já no Cruzeiro, Alex se tornou ídolo devido à campanha história em 2003. O atleta foi o grande personagem das conquistas do Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão, ou seja, o meia foi o símbolo da Tríplice Coroa. Foram 122 jogos, 64 gols e 61 assistências pela Raposa.

Além de Fenerbahçe e Cruzeiro, Alex também atuou por Coritiba, Palmeiras e Seleção Brasileira. Atualmente, o ex-jogador é técnico do Avaí e disputa o Catarinense, visando a Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. 


Compartilhe