2

América vira sobre Palmeiras e atinge zona da Sul-Americana na Série A

Com gol de Ademir nos acréscimos, Coelho conquistou enorme vitória na volta do público americano ao Horto

06/10/2021 23:27 / atualizado em 07/10/2021 00:10
compartilhe
Em noite emocionante no Horto, com volta da torcida, América bateu o Palmeiras de virada
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Em noite emocionante no Horto, com volta da torcida, América bateu o Palmeiras de virada


Na noite que marcou o retorno da torcida alviverde ao Independência, o América venceu o Palmeiras por 2 a 1 nesta quarta-feira (6), em duelo válido pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Rony marcou para o Verdão no primeiro tempo, enquanto Patric e Ademir - este nos acréscimos - viraram para o time mineiro de forma emocionante. Com o resultado em Belo Horizonte, o Coelho subiu - ainda que temporariamente - para a 10ª posição na tabela, com 30 pontos, e atingiu a zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2022.
 
 

A vitória heroica amplia a sequência invicta do América, que já dura sete jogos. O time de Vagner Mancini vem de quatro vitórias e três empates no Brasileirão.

O próximo compromisso do Coelho na Série A será diante de um concorrente direto na luta pela permanência na elite nacional e também por uma vaga na Sul-Americana. No sábado (9), às 21h, o time mineiro visitará o Juventude (15°, com 27 pontos) no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O embate será válido pela 25ª rodada.

América 2 x 1 Palmeiras: fotos da virada do Coelho no Independência



O jogo


O duelo teve um início bastante equilibrado. As equipes chegavam duro na marcação e cometiam faltas, 'travando' o decorrer do confronto. Com a bola, o América mostrava sua intensidade já característica sob o comando de Vagner Mancini e tentava chegar rapidamente ao gol do Palmeiras, especialmente pelo lado esquerdo (com Marlon e Juninho).

Aos 11min, a primeira grande chance do jogo: Ademir recebeu livre pela direita, conduziu ao centro e soltou uma pancada com a perna esquerda. A bola explodiu no travessão defendido por Jailson.

Com o decorrer da partida, as propostas ficaram mais claras. O América tomava a iniciativa e dominava a posse de bola, enquanto o Palmeiras priorizava a consistência defensiva e apostava nos contra-ataques para chegar ao gol do time mineiro.

Aos 26min, o Palmeiras abriu o placar: após bola longa, Rony venceu disputa com Ricardo Silva. Ele ainda driblou o zagueiro do América e finalizou no canto de Cavichioli.

O América tentou responder rapidamente. Aos 31min, Ademir partiu em velocidade da direita para o centro e finalizou com muita força. A bola, no entanto, passou rente à trave esquerda de Jailson.

O Coelho tinha muitas dificuldades para transpor o bloco defensivo do Palmeiras. Jogando como referência, o destaque Mauro Zárate pouco aparecia durante o primeiro tempo e se via 'encaixotado' na marcação dos três zagueiros do Verdão. Fabrício Daniel, como segundo atacante, era quem buscava a bola na maior parte das vezes, mas não conseguia dar continuidade às iniciativas ofensivas.

O Palmeiras se sentia cada vez mais confortável na partida. Com o domínio da posse, o time de Abel Ferreira se soltava e ganhava espaço para progredir em campo. Ainda assim, também tinha dificuldades para criar boas chances de gol.

Aos 47min, Fabrício Daniel fez bela jogada pela esquerda. Após drible, ele finalizou forte, de fora da área, para defesa de Jailson. O América ameaçava, mais uma vez, em um chute de média distância.
 

Fotos da volta da torcida do América ao Independência (6/10/2021)


Segundo tempo


No intervalo, Mancini promoveu a entrada de Ribamar na vaga de Fabrício Daniel. Com a mudança, Zárate foi recuado para atuar como segundo atacante, enquanto Ribamar assumiu o papel de referência no ataque.

Aos 5min, um susto para o América: após rebote em cobrança de falta, Dudu aproveitou rebote para empurrar para as redes. O gol, no entanto, foi anulado por impedimento do atacante palmeirense.

Com a presença de Ribamar, o Coelho passou a buscar mais os cruzamentos. Com domínio da posse, o time de Mancini explorava os lados do campo com os laterais Marlon e Patric. Aos 12min, Zárate, mancando, deixou o campo para a entrada de Felipe Azevedo.

Aos 14min, o árbitro Leandro Vuaden assinalou pênalti para o América após toque da bola no braço do lateral-esquerdo Jorge, do Palmeiras, em chute de Patric. Felipe Azevedo, no entanto, cobrou no travessão.

Com o Coelho se lançando ainda mais ao ataque após o pênalti desperdiçado, o Verdão encontrava mais espaços para contra-atacar na segunda etapa. O jogo ganhou em abertura e se tornou mais franco, com chances para os dois lados e muita verticalidade. Aos 23min, Ricardo Silva deixou o campo para a entrada de Anderson na zaga americana.

Aos 28min, saiu o empate do América: em jogada curta de escanteio, Ademir rolou para Patric. Em chute de rara felicidade, de fora da área, o lateral-direito acertou o ângulo do gol de Jailson.
 
Patric empatou para o América com lindo chute de fora da área
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Patric empatou para o América com lindo chute de fora da área

 

Após o gol, o Coelho se lançou ainda mais ao ataque para virar a partida. O time mineiro demonstrava ímpeto para tentar voltar a furar a defesa palmeirense. Aos 35min, em iniciativa ofensiva de Mancini, Marlon e Lucas Kal saíram para as entradas de Alan Ruschel e Rodolfo.

O atacante do América teve boa chance logo de cara. Aos 37min, ele driblou dentro da área e soltou uma pancada para a defesa de Jailson.
 
A reta final do confronto ganhou em dramatismo e ainda mais verticalidade. As duas equipes partiam para cima por um gol de desempate. Já aos 45min, na reta final, após checagem no VAR, Leandro Vuaden marcou novo pênalti para o América - desta vez, após toque no braço de Felipe Melo dentro da área. Com muita tranquilidade e frieza, Ademir converteu e virou o confronto. Vitória importantíssima para as pretensões do Coelho no Brasileirão.
 
Ademir virou para o Coelho nos acréscimos
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Ademir virou para o Coelho nos acréscimos

 

AMÉRICA 2x1 PALMEIRAS

 
América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva (Anderson) e Marlon (Alan Ruschel); Lucas Kal (Rodolfo), Juninho e Alê; Ademir, Zárate (Felipe Azevedo) e Fabrício Daniel (Ribamar).
Técnico : Vagner Mancini
 
Palmeiras
Jailson; Gabriel Menino, Renan, Kuscevic, Luan e Jorge (Wesley); Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo Barbosa) e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Dudu (Gabriel Veron) e Rony (Deyverson). 
Técnico : Abel Ferreira
 
Motivo : 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data : quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Local : Arena Independência, em Belo Horizonte
Árbitro : Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes : Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR : Daniel Nobre Bins (RS)
Gols : Rony (Palmeiras); Patric e Ademir (América)
Cartões amarelos : Eduardo Bauermann, Patric (América); Gabriel Menino, Jorge, Felipe Melo (Palmeiras)
Público: 854 torcedores
Renda: R$ 19.185,00 

Compartilhe