2

Última visita: com 26% de posse e dois chutes, América bateu Santos na Vila

Em 2018, pela Série A, Coelho foi eficiente dentro de sua proposta e conquistou três pontos 'sofridos' no litoral paulista

19/10/2021 18:40
compartilhe
América fez o suficiente na Vila Belmiro em 2018 e saiu vencedor
foto: Ivan Storti/Santos

América fez o suficiente na Vila Belmiro em 2018 e saiu vencedor


O torcedor do América se apega a uma lembrança positiva para o próximo duelo da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2018, na última visita do Coelho à Vila Belmiro, no litoral paulista, o time mineiro venceu o Santos por 1 a 0 com dois chutes a gol e apenas 26% de posse de bola.
 
 

Na ocasião, treinado por Adilson Batista após a saída do técnico Enderson Moreira, o América foi escalado com: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; David, Juninho, Gerson Magrão, Giovanni e Marquinhos; Ruy.

Em um confronto de amplo domínio santista, o Coelho abriu mão da posse de bola desde o primeiro minuto e apostou na organização defensiva e nos contra-ataques. A estratégia funcionou: aos 39 minutos, de pênalti, Ruy fez o único gol da partida.

Ruy, de pênalti, marcou o gol da vitória americana na Vila Belmiro
foto: Maurício de Souza/Estadão Conteúdo

Ruy, de pênalti, marcou o gol da vitória americana na Vila Belmiro


O América, no entanto, precisou suportar a pressão santista até o final. Os mandantes tiveram 74% de posse de bola e finalizaram impressionantes 29 vezes ao gol defendido por João Ricardo, mas saíram derrotados.

Por curiosidade, na ocasião, o Santos contava com dois atletas titulares que, hoje, integram o elenco do Atlético - rival do América. Eram eles: o lateral-esquerdo Dodô e o atacante Eduardo Sasha. Os atacantes Bruno Henrique e Rodrygo, hoje do Flamengo e do Real Madrid, respectivamente, também foram titulares do Peixe naquela oportunidade.

Na temporada 2018, no entanto, as equipes tiveram rumos diferentes. Enquanto o Santos terminou o Brasileirão na 10ª colocação e garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2019, o América perdeu fôlego na reta final da competição e foi rebaixado na 18ª posição, com 40 pontos.
 
 

Apesar de o histórico geral do confronto ser favorável ao Santos (sete vitórias, três empates e quatro derrotas), o Coelho guarda boas lembranças recentes deste embate. O time mineiro venceu os últimos três duelos contra a equipe paulista - 1 a 0 e 2 a 1 no Brasileirão de 2018, 2 a 0 no Brasileirão de 2021.

Mais de três anos depois após o feito heroico do América no litoral paulista, Peixe (15° colocado, com 29 pontos) e Coelho (13°, com 32) voltarão a medir forças na Vila Belmiro. O confronto será válido pela 28ª rodada da Série A e ocorrerá no próximo sábado (23), às 17h.

Compartilhe