2

Rival do América, Fortaleza vive temporada especial e mira Libertadores

Leão do Pici é o terceiro colocado do Brasileirão, foi campeão cearense e disputou as semifinais da Copa do Brasil pela primeira vez em 2021

28/10/2021 16:15 / atualizado em 28/10/2021 16:27
compartilhe
Próximo adversário do América, Fortaleza vive temporada especial e quer vaga na Copa Libertadores
foto: Leonardo Moreira/FEC

Próximo adversário do América, Fortaleza vive temporada especial e quer vaga na Copa Libertadores


Próximo rival do América na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza vive uma temporada especial e mira uma vaga na Copa Libertadores da América de 2022. Em 2021, o Leão do Pici conquistou o Campeonato Cearense, é o terceiro colocado do Brasileirão e disputou as semifinais da Copa do Brasil pela primeira vez.
 
 

Nesta quarta-feira (27), o Fortaleza deu adeus ao sonho da Copa do Brasil ao ser eliminado pelo Atlético, rival do América. A equipe nordestina foi dominada pelo Alvinegro e perdeu os dois confrontos da semi - por 4 a 0 e 2 a 1, nesta ordem. Ainda assim, segue confiante de que pode conquistar uma vaga na Libertadores e tem este como o principal objetivo da temporada.

Em entrevista ao Superesportes, ainda nesta semana, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, falou sobre o momento vivido pelo clube. O dirigente estipulou as metas financeiras e esportivas do Leão para os próximos anos.

"Esportivamente, a gente quer se consolidar sempre na Série A, buscando competições internacionais. O campeonato estadual é sempre importante, vamos sempre brigar pelo título, assim como na Copa do Nordeste. Estar na Série A te dá uma condição financeira de sempre acreditar que dá para ser campeão da Copa do Nordeste", afirmou.

"Nossa base crescer cada vez mais, participar das melhores competições, participar de competições internacionais. O clube caminhando sempre para a autossustentabilidade, vendendo jogadores para financiar o próprio clube e investimentos nas categorias de base. E crescer o orçamento para poder, de alguma forma, brigar com os gigantes do país", completou.
 
 

Ele também elogiou a administração do América e garantiu ter 'muito respeito' pelo Coelho. "O América sempre naquela batida de um clube organizado, que sabe os seus limites, que investe em estrutura e tem gente que comanda o futebol há bastante tempo, como o (Marcus) Salum. Agora, caminha para o clube-empresa e a gente vai ver o resultado disso. É um clube que a gente tem muito respeito", disse.

Campanha no Brasileirão


"Intruso" no G4 junto aos poderosos Atlético (1°), Palmeiras (2°) e Flamengo (4°), o Fortaleza já assegurou a permanência na Primeira Divisão após um 2020 instável dentro de campo. Com 48 pontos, a equipe tem, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, 95,2% de chances de jogar a próxima edição da Libertadores.

O Leão do Pici se apoia em outro aspecto positivo da boa campanha na Série A para o confronto contra o América. O time cearense é o quinto melhor visitante da competição, com 50% de aproveitamento jogando distante de seus domínios - atrás apenas de RB Bragantino, Atlético, Corinthians e Flamengo no quesito.

Dos 48 pontos somados até então, o Fortaleza conquistou 21 longe da Arena Castelão. Nestas condições, foram seis vitórias, três empates e cinco derrotas, com 16 gols marcados e 17 sofridos.
 
América e Fortaleza medirão forças pela 29ª rodada do Brasileirão neste sábado (30), às 21h, no Independência, em Belo Horizonte. A partida representa mais uma oportunidade para que o Coelho some pontos, abra maior distância para a zona de rebaixamento e se aproxime do sonho de disputar uma competição internacional em 2022.

Compartilhe