2

Sul-Americana, Libertadores e queda: veja chances do América após derrota

Chances de o Coelho se classificar para uma competição internacional diminuíram

08/11/2021 18:31
compartilhe
Marquinhos Santos durante duelo entre Atlético-MG x América pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
foto: Foto: Mourão Panda / América

Marquinhos Santos durante duelo entre Atlético-MG x América pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro


Na disputa por vaga em competições internacionais, o América diminuiu suas chances de classificação após perder o 'clássico das multidões' para o Atlético. A partida foi disputada nesse domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, e válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em dados coletados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é possível afirmar que as chances de o Coelho se classificar à Sul-Americana caíram, mas não drasticamente: de 69,8% para 65,8%.

Já a probabilidade de conquistar uma vaga na Copa Libertadores, que era pequena, diminuiu mais ainda. A chance caiu de 11% para 4,5%. Esta poderá ser a primeira vez que o América consegue o acesso a uma competição internacional em sua história.
 
 

Com o resultado diante o Atlético no fim de semana, o Coelho foi ultrapassado por três times na tabela do Brasileirão (Cuiabá, Ceará e Athlético-PR), caindo da 9ª para a 12ª colocação. A equipe alviverde manteve os 38 pontos conquistados até aqui na competição. 
 

Rebaixamento

 

O América está próximo de permanecer dois anos seguidos no Brasileirão de pontos corridos pela primeira vez em sua história. Em todas as vezes que conseguiu o acesso, a equipe alviverde foi rebaixada no ano seguinte (2011, 2016 e 2018).

As chances de o Coelho cair para a Série B são baixíssimas: de 1,5%. Os planos da direção alviverde sempre foram, inicialmente, de se manter na elite do futebol brasileiro.

Já distante da zona do rebaixamento, o Coelho enfrenta, nesta quarta-feira, às 21h30, o Sport, que luta contra a queda à segunda divisão. A partida, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizada na Arena de Pernambuco, em Recife.
 
 

Compartilhe