2

'Número mágico': América alcança 45 pontos e 'garante' permanência na elite

Conquista ainda não foi confirmada matematicamente, mas representa marco para virada de chave e busca por vaga na Copa Libertadores da América de 2022

17/11/2021 20:55 / atualizado em 17/11/2021 21:40
compartilhe
América praticamente selou permanência na Série A do Campeonato Brasileiro com empate diante do Atlético-GO
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

América praticamente selou permanência na Série A do Campeonato Brasileiro com empate diante do Atlético-GO


O América praticamente concretizou seu maior objetivo da temporada nesta quarta-feira (17). Com o empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, no Independência, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada, o Coelho chegou aos 45 pontos e praticamente garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.
 

América 0 x 0 Atlético-GO: fotos do jogo no Independência

 

A marca dos 45 pontos é tida por muitos matemáticos e estudiosos do futebol como 'número mágico' para selar a continuidade na Primeira Divisão do Brasil. Pela primeira vez na história dos pontos corridos, o América alcançou esta pontuação e, agora, reforça seu foco por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2022.

De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nesta edição do Brasileirão, uma equipe que atingir 45 pontos terá apenas 10,2% de chance de queda à Série B.

Em termos de rebaixamento, o Alviverde possuía apenas 0,03% de chances ao início da rodada 33. Agora, com o empate, as possibilidades caíram para 0,02%. Com 45 pontos, na 9ª colocação, os comandados de Marquinhos Santos buscam ampliar a distância para a segunda metade da tabela nesta reta final.

Ainda de acordo com a UFMG, o América tem 16,1% de chances de disputar a próxima edição da Libertadores. Por outro lado, o time mineiro é o que tem maior probabilidade de jogar a próxima edição da Copa Sul-Americana: 79,3%. De toda forma, qualquer uma das duas representaria um feito memorável: a primeira competição internacional da história do Coelho.

O próximo compromisso do América no Brasileirão será no Maracanã, no Rio de Janeiro. Às 17h do domingo (21), o Coelho enfrentará o Fluminense, concorrente direto por uma vaga na Libertadores, em jogo válido pela 34ª rodada.
 

Fotos da torcida do América no jogo contra o Atlético-GO

 

Compartilhe