2

Briga pela Libertadores: veja quem está em alta e quem está em baixa

Disputa por vagas na próxima edição do torneio vem movimentando o Campeonato Brasileiro, que terá G8

29/11/2021 18:58 / atualizado em 29/11/2021 19:27
compartilhe
América sonha com vaga na Libertadores em reta final de Campeonato Brasileiro
foto: Mourão Panda / América

América sonha com vaga na Libertadores em reta final de Campeonato Brasileiro


A disputa por vagas na próxima Libertadores tem aquecido o Brasileirão 2021. Além de Atlético, Athletico-PR, Palmeiras, Flamengo e Corinthians, que já estão classificados, há outros seis times lutando para ir ao torneio: Corinthians, Fortaleza, Bragantino, Fluminense, Ceará, América e Internacional. 


Fortaleza

 

Sexto colocado da Série A, com 52 pontos em 35 jogos, o Fortaleza é outro time quase confirmado na Libertadores 2022. Segundo os matemáticos da UFMG, o Tricolor tem 99,35% de chance de disputar a próxima edição do torneio. 

Apesar de estarem quase classificados, os cearenses têm feito campanha ruim nos duelos mais recentes, somando apenas uma vitória nas últimas cinco partidas. Nesta sequência, enfrentaram Santos (derrota), Palmeiras (vitória), Ceará (derrota), Bragantino (derrota) e São Paulo (empate).

O Fortaleza chegou a ser vice-líder do Brasileiro, atrás apenas do Galo, antes de emplacar esses resultados ruins. Hoje, o time está a 15 pontos de distância do Flamengo, atual segundo colocado.

Bragantino 

 

Quem também venceu apenas uma vez nos últimos cinco jogos é o RB Bragantino, que vem de duelos contra América (empate), Grêmio (derrota), Fortaleza (vitória), Santos (derrota) e Athletico-PR (derrota). 

Apesar da sequência negativa, o Massa Bruta praticamente já confirmou sua classificação à Libertadores. Segundo dados da UFMG, a probabilidade dele disputar a Copa é de 99,27%. Hoje, o time paulista ocupa a quinta posição da Série A, com 53 pontos. Ele está três pontos atrás do Corinthians, que abre o G4. 

Um fator que afetou a campanha recente do Bragantino é a disputa da Copa Sul-Americana. Focada na competição, onde terminou com o vice-campeonato, a equipe de Barbieri utilizou jogadores reservas em diversas partidas do segundo turno. Com o término do torneio, o RB voltou seu foco novamente ao Brasileirão.

Fluminense 

A probabilidade do Fluminense ir à próxima Liberta é de 94,4%, segundo os matemáticos da UFMG. O time tricolor está na sétima colocação e soma 51 pontos em 36 partidas. 

Ele tem bom aproveitamento nos últimos jogos, tendo vencido três dos últimos cinco que disputou no Brasileirão, onde vem de confrontos com Atlético (derrota), Internacional (vitória), América (vitória), Juventude (derrota) e Palmeiras (vitória). 


Ceará 

 

O Ceará está na oitava posição do Brasileiro, onde soma 46 pontos em 36 jogos. A equipe conquistou 10 pontos nos últimos cinco jogos e agora aparece com 54,8% de chance de ir à próxima Libertadores, de acordo com a UFMG. Nesta sequência enfrentaram Corinthians (vitória), Atlético-GO (empate), Fortaleza (vitória), Sport (vitória) e Athletico-PR (derrota). 

Uma das forças do Vozão são os jogos na Arena Castelão, em Fortaleza, onde apresentam 66,67% de aproveitamento. Ele tem o terceiro melhor desempenho como mandante nesta Série A, ficando atrás apenas de Atlético e Flamengo. 


América

 

Décimo colocado da Série A, com 46 pontos em 35 partidas, o América sonha com sua primeira classificação à Libertadores. Segundo a UFMG, as chances do Coelho estar no torneio em 2022 são de 18,9%. 

Dono da terceira melhor campanha do returno, com 56,25% de aproveitamento, o time tem sete vitórias, seis empates e três derrotas nesta etapa do campeonato. 

Nos últimos cinco compromissos, o desempenho do América caiu um pouco, já que a equipe não vence há três jogos. O Deca vem de duelos com Bragantino (empate), Fluminense (derrota), Atlético-GO (empate), Grêmio (vitória) e Sport (vitória).  

Internacional 


Em queda livre na tabela, o Internacional não vence há quatro jogos. O Colorado enfrentou Santos (empate), Fluminense (derrota), Flamengo (derrota), Cuiabá (derrota) e Athletico-PR (vitória) nas últimas cinco partidas. 

Atualmente na nona colocação, a equipe de Diego Aguirre caiu três posições nessas últimas semanas e soma hoje 48 pontos em 36 jogos. Os matemáticos da UFMG colocam o Inter com 17,8% de chance de ir à próxima Libertadores.

Compartilhe