2

Conselho do América aprova SAF; investidor será oficializado em janeiro

Com a alteração para SAF aprovada na Assembleia, o América já disputará as competições da próxima temporada com nova razão social

15/12/2021 00:33 / atualizado em 15/12/2021 01:02
compartilhe
Marcus Salum foi o responsável pelo projeto de transformação do América em SAF
foto: João Zebral / América

Marcus Salum foi o responsável pelo projeto de transformação do América em SAF



Associados e Conselho Deliberativo do América aprovaram nesta terça-feira (14), em Assembleia Extraordinária, a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).


Com a alteração para SAF aprovada na Assembleia, o América já disputará as competições da próxima temporada com nova razão social. Ativos do clube, todos os atletas serão transferidos para a Sociedade Anônima do Futebol.

O patrimônio do clube será mantido e não entra na parceria com o futuro investidor, conforme explicou ao Superesportes, em abril deste ano, o coordenador de futebol clube-empresa, Marcus Salum.

"O nosso clube-empresa tem uma característica diferente. O América vai manter seu patrimônio intacto, dando direito de uso no CT e vai continuar com presidente, com conselho, Conselho de Administração, mandando em todos os proprietários do América. Uma nova empresa será formada, onde os jogadores, as competições, o América entra com isso e o investidor entra com o dinheiro. Essa nova empresa irá fazer a gestão do futebol. É uma mudança, mas o América, clube, continua com tudo, dá o direito de uso para o investidor durante o período da parceria e uma nova empresa começa uma gestão independente de futebol.", concluiu.

A identidade visual do América, como cores e escudo, também será preservada. O investidor terá autonomia apenas na gestão do futebol.

Investidor


O bilionário norte-americano Joseph DaGrosa é o investidor apontado como futuro parceiro do América na SAF. 

O patrimônio de DaGrosa está avaliado em US$ 3,5 bilhões - cerca de R$ 19,3 bilhões na cotação atual. Nos últimos anos, o investidor voltou suas atenções ao futebol e tentou firmar parcerias com Roma, Southampton e Newcastle no futebol europeu, mas as tratativas não avançaram.

A Kapital Football, uma das companhias geridas por DaGrosa, quer administrar clubes pelo mundo - em um modelo parecido com o da Red Bull e o do City Group. 

Joseph DaGrosa ingressou no meio esportivo ao comprar o tradicional clube francês Bordeaux em dezembro de 2018. O bilionário foi presidente da equipe até dezembro de 2019. 

Em abril de 2020, DaGrosa concedeu entrevista à NBC Sports, dos Estados Unidos, e revelou pretensões de investir no Brasil.

"A maioria dos grandes clubes do Brasil estava falida antes dos efeitos do coronavírus. Há um movimento para privatizar os clubes e sentimos que haverá uma oportunidade de conseguir os maiores nomes do Brasil".
 
"Esses clubes-satétlite são projetados para serem bons investimentos por si próprios, mas o nome do jogo é garantir jogadores de classe mundial e o Brasil é um daqueles mercados que podem fornecer imediatamente este tipo de atleta", completou. 


Compartilhe