2

Pelo Mineiro, América recebe o Tombense e mira vantagens no Inconfidência

Eliminado precocemente do Estadual, Coelho busca vitória diante do Carcará, neste sábado (19), para ter 'privilégios' na disputa do Troféu Inconfidência

19/03/2022 06:00
compartilhe
Lateral-direito Raúl Cáceres deve ser titular do América diante do Tombense
foto: João Zebral/América

Lateral-direito Raúl Cáceres deve ser titular do América diante do Tombense


Eliminado precocemente do Campeonato Mineiro, o América receberá o Tombense em duelo pela 11ª e última rodada da primeira fase do Estadual neste sábado (19), às 16h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Para o Coelho, no entanto, o jogo contra o Carcará representa uma oportunidade de conquistar vantagens na disputa do Troféu Inconfidência.
 
 

O América está na sexta posição da tabela do Estadual, com 14 pontos em 10 jogos. O Coelho não tem mais chances de se classificar às semifinais do torneio, que serão disputadas por Atlético (1º, com 25), Cruzeiro (2º, com 22), Athletic (3º, com 22) e Caldense (4º, com 18). 

Após o fim da primeira fase, o Alviverde terá pela frente o Torneio Inconfidência (5° x 8° e 6° x 7°). As semifinais da competição serão disputadas em jogos de ida e volta, nos dias 23 (quarta-feira) e 27 (domingo) de março. Caso avance, o clube alviverde disputará a final do torneio no dia 2 de abril (sábado).

No Inconfidência, as equipes de melhor campanha (5° e 6°) decidem as semifinais em casa. Além disso, possuem outra vantagem nas semis: em caso de resultados iguais (dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols), avançam diretamente à final.

Ainda há mais: na grande decisão, quem teve melhor classificação na fase classificatória manda o jogo em casa. Em caso de empate na finalíssima, a decisão ocorre nos pênaltis.
 

Contratações do América para a temporada de 2022

 

Para alcançar a 5ª colocação, o América precisa vencer o Tombense e torcer por um tropeço - empate ou derrota - do Villa Nova (5°, com 15 pontos) diante do Athletic, também às 16h30 deste sábado, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.

Em caso de empate do Coelho, ainda haverá possibilidade da classificação com a melhor posição para o Inconfidência, desde que o Villa Nova seja derrotado pelo Athletic.

Momento do rival


Figura frequente nas fases decisivas das últimas edições do Campeonato Mineiro, o Tombense decepcionou em 2022. Assim como o América, o clube do interior não possui mais chances de se classificar às semifinais, já que ocupa a 8ª posição, com 11 pontos.

Ainda assim, após um desempenho oscilante no Estadual, o Carcará vive boa fase. A equipe está invicta há quatro jogos e, neste período, somou dois avanços na Copa do Brasil.
 
 

A sequência começou com um empate em 0 a 0 com o Icasa, pela primeira fase do principal torneio mata-mata do país. Em seguida, houve empate em 0 a 0 com o Uberlândia e vitória por 2 a 0 sobre a URT, respectivamente, pelas rodadas 9 e 10 do Campeonato Mineiro

Por fim, na última quarta-feira (16), o Tombense superou o Moto Club por 4 a 2 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, e garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Pelo desempenho no torneio até então, o clube de Tombos já garantiu R$ 3,2 milhões em premiações.

Quem joga?


Após a histórica classificação à fase de grupos da Copa Libertadores da América, a comissão técnica do Coelho concedeu quatro dias de folga aos jogadores com maior minutagem a partir desta sexta-feira (18). Sendo assim, o técnico Marquinhos Santos escalará uma formação alternativa para enfrentar o Tombense.

A tendência é que jovens do time Sub-20 recebam oportunidades, além de atletas que têm tido menor minutagem neste início de temporada.

FICHA TÉCNICA


América

Airton; Raúl Cáceres, Germán Conti, Gustavo Marques e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho Valoura e Índio Ramírez (Rodriguinho); Felipe Azevedo (Kawê), Matheusinho e Henrique Almeida (Rodolfo).
Técnico: Marquinhos Santos

Tombense

Rafael Santos; Diego Ferreira, Moisés, Buiate e Manoel; Gustavo, Zé Ricardo e Jean Lucas; Everton, Keké e Ciel.
Técnico: Hemerson Maria

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: sábado, 19 de março de 2022, às 16h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Michel Patrick Costa Guimarães
Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Filipe Ramos de Santana
Transmissão: Premiere e tempo real do Superesportes

Compartilhe