2

Marquinhos diz que se América vencer o Galo na Libertadores será histórico

Sorteio realizado pela Conmebol nesta sexta-feira (25) definiu que o Galo e o Coelho estarão juntos no mesmo grupo

25/03/2022 17:10 / atualizado em 25/03/2022 17:14
compartilhe
Marquinhos Santos durante treino no CT Lanna Drumond nessa quinta-feira (25)
foto: Marina Almeida / América

Marquinhos Santos durante treino no CT Lanna Drumond nessa quinta-feira (25)


Em sorteio realizado nesta sexta-feira (25), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, ficou definido que Atlético e América estarão juntos no Grupo D da Copa Libertadores. Sem vencer o Galo há quase seis anos, o Coelho terá a dura missão de enfrentar o seu rival logo na primeira vez que disputa a competição sul-americana na história.
 
 

Caso vença o 'clássico das multidões' no torneio continental, a equipe alviverde colocará fim em um jejum de vitórias que perdura há 19 jogos. Mesmo com este tabu para ser quebrado, o técnico Marquinhos Santos afirma que triunfar sobre o Atlético seria 'histórico' e diz que os últimos confrontos entre os times podem servir de lições para o América.

"Um momento importante. Momento único nessa fase de grupos da Libertadores, em que respeitamos o co-irmão, que tem um excelente elenco, um grande trabalho, de continuidade. Acho que é um fato que nos motiva, pelos confronto dos últimos anos. Que possamos tirar lições dos confrontos anteriores, para que possamos buscar esta vitória. Seria uma vitória marcante e histórica dentro da Libertadores", disse o treinador.

A última vez que o América superou o Atlético foi em 1º de maio de 2016, no primeiro jogo das finais do Campeonato Mineiro. O Coelho venceu no Independência, por 2 a 1, e abriu vantagem na disputa pelo título. Na semana seguinte, o alviverde segurou o empate com o Galo no Mineirão (1 a 1) e levantou a taça.

Nos últimos 19 embates, o Galo levou a melhor em 14, enquanto os times empataram cinco vezes. No ano passado, os rivais decidiram o Mineiro, com duas igualdades sem gols, o que deu o título ao alvinegro. Pelo Brasileiro de 2021, o Atlético ganhou os dois dérbis por 1 a 0 e somou pontos importantes para a conquista do bicampeonato nacional. 
 
 
 

Ponto positivo


Em contrapartida às dificuldades encontradas pelo América enfrentando o Galo nos últimos anos, o time de Marquinhos Santos terá um ponto a se considerar como positivo: a não necessidade de deslocamento para enfrentar o rival. Pelo fato de ambos os times serem de Belo Horizonte, a equipe alviverde não terá nenhum desgaste para viajar e duelar contra o Atlético.

"Importante o fato de estar na chave junto do Atlético. É importante, porque a nível de desgaste, temos uma viagem a menos. Até mesmo em deslocamento interno aqui no Brasil. Isso nos favorece no sentido de planejamento, imaginando e pensando em Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Agora é nos prepararmos", contou Marquinhos Santos.

A comissão técnica, preocupada com a forma física dos atletas, poupou a equipe principal de jogadores no Campeonato Mineiro, tendo em vista a disputa das primeiras fases na Copa Libertadores. Apesar da classificação à fase de grupos da competição continental, o Coelho, com time alternativo, foi eliminado do Estadual precocemente.
 
 

Compartilhe