2

América se aproxima de renovação com técnico Marquinhos Santos

Contrato atual do treinador com o clube tem previsão de término para o fim do Campeonato Mineiro, em abril

28/03/2022 19:28 / atualizado em 28/03/2022 20:01
compartilhe
Marquinhos Santos durante duelo entre América x Villa Nova-MG pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro
foto: Mourão Panda / América

Marquinhos Santos durante duelo entre América x Villa Nova-MG pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro


O América está próximo de acertar a renovação de contrato do técnico Marquinhos Santos. O comandante, que tem vínculo com o clube apenas até o término do Campeonato Mineiro, em 2 de abril, já havia demonstrado seu desejo em permanecer no Lanna Drumond.
 
Em contato com o Superesportes, Alencar da Silveira Júnior, presidente americano, afirmou que a continuidade do treinador de 42 anos no Coelho está bem encaminhada: "A renovação com o Marquinhos já foi colocada. Vamos sentar e ter a oportunidade de conversar. Está encaminhada. O departamento de futebol vem conversando. Eu entro no final para a gente bater o martelo", disse.

A renovação de Marquinhos Santos já é discutida há algum tempo nos bastidores do América, muito devido à grande campanha do time no Campeonato Brasileiro de 2021 e ao bom início na Copa Libertadores, com o avanço à fase de grupos. 

A diretoria optou por esperar para abrir as negociações com o intuito de não desviar o foco do técnico no futebol.

Membro do Conselho de Administração do clube, Euler Araújo chegou a garantir que uma possível eliminação na competição continental não iria interferir na decisão da diretoria em renovar ou não com o treinador. Atualmente, o comandante soma 24 jogos, 12 vitórias, seis empates e seis derrotas à frente do time - 58,3% de aproveitamento.
 
 

Mudança de patamar


Marquinhos Santos chegou ao América em outubro de 2021, após deixar o Juventude. Na ocasião, a equipe alviverde se encontrava na 13ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 32 pontos, quatro a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento.

Em campanha de recuperação, o Coelho obteve seu melhor resultado na história da competição. Com 53 pontos, a equipe alviverde terminou em 8ª lugar e conquistou vaga para a Copa Libertadores pela primeira vez desde sua fundação.
 
Além da classificação histórica, o América arrecadou R$ 21,4 milhões pelo desempenho esportivo.
 

 

Fazendo história


A histórica estreia do América na Libertadores foi diante do Guaraní do Paraguai, na segunda fase. No jogo de ida, no estádio Independência, em Belo Horizonte, o Coelho foi batido por 1 a 0. Mas a redenção ocorreu na partida de volta, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção: vitória por 3 a 2, de virada, e classificação nos pênaltis (5 a 4). 
 
Na terceira etapa, o adversário foi o Barcelona, do Equador. No duelo de ida, também no Independência, o América segurou o empate por 0 a 0. Após novo empate por 0 a 0 no jogo de volta, mas dessa vez no estádio Monumental Isidoro Romero Carbo, em Guayaquil, a classificação foi resolvida nos pênaltis. E, de forma heróica, o Coelho venceu por 5 a 4.

Agora, pela fase de grupos, o América enfrentará o rival Atlético, o Independiente del Valle, do Equador, e o Deportes Tolima, da Colômbia, pela chave D.
 


Compartilhe