2

América acerta o retorno do técnico Vagner Mancini

Mancini chega para substituir Marquinhos Santos, que foi demitido após a derrota para o Avaí, na estreia do Campeonato Brasileiro

12/04/2022 10:06 / atualizado em 12/04/2022 10:40
compartilhe
Vagner Mancini volta ao América para comandar o time na Série A, na Libertadores e na Copa do Brasil
foto: Mourão Panda/América

Vagner Mancini volta ao América para comandar o time na Série A, na Libertadores e na Copa do Brasil


O presidente do América, Alencar da Silveira Júnior, confirmou que o técnico Vagner Mancini é o novo comandante do Coelho. O vínculo entre clube e profissional é válido até o fim do ano. Mancini chega para substituir Marquinhos Santos, que foi demitido após a derrota para o Avaí (1 a 0), na estreia do Campeonato Brasileiro.

Mancini retorna ao América após deixar o clube há pouco menos de seis meses. Na ocasião, em 14 de outubro, o treinador optou por acertar com o Grêmio, que lutava contra o rebaixamento no Brasileiro. Os altos valores da negociação com a equipe gaúcha foram determinantes para que o técnico aceitasse a oferta.

O interesse do Grêmio na contratação de Mancini ocorreu em função da boa campanha de recuperação que o técnico fazia no América. O treinador, que assumiu o Coelho na 19ª colocação do Campeonato Brasileiro, com um ponto apenas em cinco rodadas, somou sete vitórias, nove empates e cinco derrotas em 21 partidas (47,6% de aproveitamento), deixando a equipe americana na 11ª posição, com 31 pontos.

No Sul, porém, Mancini não conseguiu ter tanto êxito como em Minas Gerais. As seis vitórias, os dois empates e as seis derrotas não foram suficientes para livrar o Grêmio do rebaixamento, que terminou o Brasileirão na 17ª colocação, com 43 pontos.

Mesmo com a queda, a diretoria gremista confiou no trabalho do treinador e decidiu continuar com ele em 2022. No entanto, mesmo estando invicto no ano, com quatro vitórias e dois empates em seis jogos, Mancini foi demitido, ainda durante o Gauchão, por não fazer com que o time apresentasse uma evolução em seu futebol.

Legado


Com a proposta de manter a filosofia de jogo adotada por Vagner Mancini, Marquinhos Santos fez história no comando da equipe alviverde. Com um futebol agressivo e ainda mais consistente defensivamente, o comandante fez a melhor campanha do Coelho no Campeonato Brasileiro desde sua fundação, terminando a competição em 8º lugar, com 53 pontos, e se classificando para a Copa Libertadores.

Contudo, o início de temporada de 2022 foi de altos e baixos para o América. Apesar de ter conquistado a classificação para a fase de grupos da Libertadores, a equipe alviverde foi eliminada precocemente no Mineiro e não apresentava evolução em seu futebol.

Desta forma, a direção americana optou por demitir o técnico Marquinhos Santos. Em sua passagem pelo Coelho, foram 21 jogos, com 12 vitórias, oito empates e 11 derrotas (47,3% de aproveitamento).

Compartilhe