2

O que o América precisa para avançar na Copa Libertadores

Coelho se complicou na fase de grupos da competição continental com a derrota por 2 a 1 para o Atlético, no Independência, nessa terça-feira

04/05/2022 09:11 / atualizado em 04/05/2022 09:14
compartilhe
América tem apenas um ponto em quatro partidas na Libertadores
foto: Mourão Panda/América

América tem apenas um ponto em quatro partidas na Libertadores


O América se complicou na fase de grupos da Copa Libertadores com a derrota por 2 a 1 para o Atlético, nessa terça-feira (3), no Independência. Com apenas um ponto em quatro jogos, a torcida já começa a fazer cálculos para entender a possibilidade de classificação para as oitavas de final da competição continental. 

Tudo depende do resultado da partida entre Independiente del Valle-EQU e Tolima-COL, nesta quarta-feira, às 23h (de Brasília), no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia. Em caso de vitória dos visitantes, o Coelho já não teria mais chances de avançar. 

Classificação do Grupo D da Libertadores:


  • 1º Atlético - 8 pontos 
  • 2º Del Valle - 5 pontos
  • 3º Tolima - 4 pontos
  • 4º América - 1 ponto

O Del Valle chegaria a oito pontos e, assim como o Atlético, não poderia ser mais alcançado pelo América. Ou seja, a equipe mineira torce por um empate ou vitória do Tolima nesta quarta-feira.

Se vencerem, os colombianos chegam a sete pontos, e o Coelho poderia alcançá-los no saldo de gols (veja aqui a classificação completa). No entanto, o time mineiro precisa também torcer para que o Tolima não some mais nenhum ponto nas duas últimas partidas pela fase de grupos.

Critérios de desempate na fase de grupos:


  • 1 - saldo de gols;
  • 2 - maior número de gols marcados;
  • 3 - maior número de gols marcados como visitante;
  • 4 - melhor posição no ranking de clubes da Conmebol de 2022

América x Atlético: fotos do clássico no Independência pela Libertadores



De qualquer forma, o América precisará vencer suas duas partidas do grupo para manter sua chance de avançar às oitavas de final, ambas fora de casa. O Coelho visitará o Tolima no dia 18 de maio, às 21h, e depois vai ao Equador enfrentar o Del Valle no dia 25, também às 21h. 

Mesmo que não tenha mais chances de avançar, o time mineiro não deixará a Libertadores totalmente 'de lado'. Isso porque, caso termine na terceira colocação, ainda se classifica para a fase eliminatória da Copa Sul-Americana. 


Compartilhe