2

Rivais nas oitavas, América e Botafogo nunca duelaram pela Copa do Brasil

Em sorteio realizado nesta terça-feira (7), foi decidido que Coelho e Glorioso se enfrentarão nas oitavas de final da Copa do Brasil

07/06/2022 16:25 / atualizado em 07/06/2022 17:05
compartilhe
Patric durante confronto entra América e Botafogo, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
foto: Mourão Panda / América

Patric durante confronto entra América e Botafogo, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro



Adversários nas oitavas de final desta edição da Copa do Brasil, América e Botafogo se enfrentarão pela primeira vez na competição. O sorteio para a definição dos duelos foi realizado nesta terça-feira (7), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
 
 

O confronto de ida das oitavas de final está programado para acontecer nos dias 22 e 23 de junho e será realizado com mando do Coelho. O de volta ocorrerá entre 13 e 14 de julho, com mando do Glorioso.

Apesar de ser a primeira vez que as equipes se enfrentarão pela Copa do Brasil, América e Botafogo já rivalizaram em diferentes torneios, como Séries A e B do Campeonato Brasileiro e Copa João Havelange.

Historicamente, o duelo entre os times é marcado por bastante equilíbrio. No total, o embate conta com 18 duelos, tendo seis vitórias para a equipe alviverde, seis para a alvinegra e seis empates.

A primeira vez que América e Botafogo se enfrentaram foi pela primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971. Em partida realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro, o time carioca saiu vitorioso por 2 a 1, de virada, com gols de Silvio Batuta e Roberto Miranda. Julinho havia aberto o placar para os mineiros.

Já a última vez que as equipes se encontraram foi nesta temporada, em duelo válido pela 7ª rodada do Brasileirão. A partida, disputada no Independência, em Belo Horizonte, terminou empatada em 1 a 1. Os atacantes Erison, para o Botafogo, e Aloísio, para o América, fizeram os gols do jogo.
 
 
 

Copa do Brasil


Todos os times classificados às oitavas de final receberam R$ 3 milhões como premiação. Quem avançar às quartas embolsará R$ 3,9 milhões.

O chaveamento até o final da competição será conhecido só a partir da próxima fase. Além de América e Botafogo, disputam as oitavas da Copa do Brasil Atlético, Cruzeiro, Atlético-GO, Athletico Paranaense, Botafogo, Ceará, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Santos, São Paulo e Bahia.


Confira os confrontos e ordem dos mandos das oitavas de final:
 
Confronto 1
 
Corinthians x Santos
Santos x Corinthians
 
Confronto 2
 
São Paulo x Palmeiras
Palmeiras x São Paulo
 
Confronto 3
 
Bahia x Athletico-PR
Athletico-PR x Bahia
 
Confronto 4
 
Atlético-GO x Goiás
Goiás x Atlético-GO
 
Confronto 5
 
Fortaleza x Ceará
Ceará x Fortaleza
 
Confronto 6
 
Fluminense x Cruzeiro
Cruzeiro x Fluminense
 
Confronto 7
 
América x Botafogo
Botafogo x América
 
Confronto 8
 
Atlético x Flamengo
Flamengo x Atlético


Compartilhe